Em 21 de novembro de 1990, a japonesa Nintendo lançava seu console de videogame de 4ª geração Super Famicom, que ficaria conhecido como Super Nintendo no resto do mundo.

O enorme sucesso comercial do Nintendo Family Computer (Famicom)/Nintendo Entertainment System (NES) original, lançado em 1983, que mesmo no final da década de 80 ainda continuava a produzir novos jogos e lucros, despertaria na concorrência o desejo de “participar” desta festa. 🤑💸

videogame Super Famicom Super Nintendo 2
O SNES, modelo norte-americano

Isso faria surgir competidores mais evoluídos como o NEC Turbografx-16/PC Engine (1987) e o SEGA MegaDrive/Genesis (1988), ambos exemplares da nova geração de 16 bits de consoles, que se tornariam sucessos no Japão e EUA, respectivamente.

E nesta altura, a Nintendo sabia que precisava se mexer…

Assim, o segundo console da famosa empresa japonesa de games Nintendo, o Super Famicom (SFC), criado pelo projetista Masayuki Uemura, chegava no dia de hoje com difícil missão de substituir o bem-sucedido e unânime console de 8 bits NES.

videogame Super Famicom Super Nintendo 3
O SNES do velho mundo

Com uma arquitetura de 16 bits e um hardware avançado, o Super Famicom trazia melhorias gráficas e sonoras significativas, que possibilitaram, não só experiências visuais mais ricas através da geração de imagens mais detalhadas e coloridas, como também trilhas sonoras envolventes e efeitos sonoros mais realistas.

Seu controle, com seus botões A, B, X, Y, L e R, viria a se tornar um padrão na indústria dos games, influenciando o design da maioria dos controladores que viriam depois dele.

Inovou também ao introduzir chips “coprocessadores” como o Super FX, que permitiu gráficos 3D em alguns jogos, como Star Fox, expandindo os limites do que os jogos podiam realizar visualmente.

videogame Super Famicom Super Nintendo 5
Jogos clássicos do SNES: “Super Mario World”, “F-Zero” e “Donkey Kong Country”.

Foi responsável por jogos históricos como: Super Mario World, F-Zero, Super Metroid, Final Fantasy VI, Chrono Trigger, a trilogia Donkey Kong Country, Street Fighter II, Legend of Zelda: A Link to the Past, Star Fox e Super Mario Kart.

Assim como acontecera com o NES original, o Super Famicom seria lançado nos EUA no ano seguinte, no dia 23 de agosto de 1991, reestilizado e rebatizado como Super Nintendo Entertainment System (SNES), ou simplesmente Super Nintendo, como ficaria mais conhecido.

Com este lançamento, se iniciaria uma das mais ferrenhas competições de mercado já registradas, com direito à dedo no olho e puxada de cabelo, e que entraria a história dos videogames como a “Guerra dos Consoles”.

videogame Super Famicom Super Nintendo 7
Provocações da SEGA

Durante este período, cada uma das empresas buscava mostrar a superioridade do seu console perante o competidor, muitas vezes beirando a grosseria e a agressividade (especialmente da parte da SEGA), tentando ridicularizar o console concorrente e, implicitamente, os seus usuários.

Foi durante esta batalha, com o lançamento de jogos com temáticas cada vez mais violentas, como o Mortal Kombat, que o Congresso dos Estados Unidos acabaria por promover a criação do Entertainment Software Rating Board (ESRB), que passaria a analisar os jogos, classificando-os conforme a faixa etária recomendada.

videogame Super Famicom Super Nintendo 4
Versões “baby” Japonesa e norte-americana

A Nintendo lançaria ainda versões “compactas” dos seus consoles, buscando uma redução do preço final por meio da remoção de algumas funcionalidades, que ficariam popularmente conhecidas por aqui como versões “baby”.

A primeira delas seria lançada em 20 outubro de 1997 nos EUA, sob a denominação New-Style Super NES (SNS-101), ou SNES Mini. A versão japonesa só chegaria no ano seguinte, em 27 de março de 1998, batizada como Super Famicom Jr. (SHVC-101).

O Super Nintendo “oficialmente” chegaria ao Brasil em 30 de agosto 1993 através da empresa Playtronic, tendo sido também “homenageado” com clones de alguns fabricantes.

videogame Super Famicom Super Nintendo 6
Anúncio da época

Mas apesar da forte concorrência em sua terra com o NEC Turbografx-16/PC Engine e nos EUA com o SEGA Genesis/MegaDrive, as possibilidades tecnológicas do Super Nintendo, aliadas às parcerias que resultariam em jogos de enorme sucesso, fariam do Super Nintendo um dos maiores consoles de videogame de todos os tempos, vendendo ao longo de sua vida por volta de 50 milhões de unidades, possuindo até hoje uma fiel legião de fãs em todo mundo.

Apesar de ter sua produção interrompida nos EUA em 1999, a Nintendo continuou a produzir o Super Famicom até 25 de setembro de 2003, quando foi definitivamente descontinuado.

E você, qual o melhor jogo do Super Nintendo na sua opinião?

Review do Super Famicom e Super Nintendo
100 melhores jogos do Super Nintendo