Em 28 de outubro de 2002, a Palm Computing Inc lançava sua nova família Assistentes Digitais Pessoais, a linha Palm Tungsten T.

A Palm Computing Inc foi uma empresa norte-americana fundada em 1992 por Jeff Hawkins, que se especializou inicialmente na criação de sistemas para dispositivos portáteis do tipo Assistente Digital Pessoal (Personal Digital AssistantPDA), como o sistema de reconhecimento de escrita Grafitti para o Apple Newton, e que teve como primeiro dispositivo de sucesso mundial o Palm Pilot, lançado em 1996.

Assistente Digital Pessoal Palm Tungsten T 2
Com a área de escrita exposta

Entre as diversas linhas produzidas desde a criação primeiro modelo, a linha Palm Tungsten, iniciada em 28 de outubro de 2002 com o modelo Palm Tungsten T, direcionava-se ao mercado de negócios, segmento conhecido como “prosumer”, de “professional consumer”, ou “consumidor profissional”.

Utilizando seu sistema operacional de sucesso Palm OS, agora em sua nova versão 5 e com suporte à processadores ARM, a Tungsten era a primeira linha de Palms a utilizar uma identificação de modelo baseada em uma letra”, no lugar dos costumeiros números arábicos ou romanos.

Assistente Digital Pessoal Palm Tungsten T 3
Detalhes internos

Contava com um processador Texas Instruments OMAP1510 rodando a 144 MHz de velocidade, memória RAM de 16MB, memória ROM de 4MB, tela colorida TFT de 320×320 pontos e suporte a 65.536 cores, microfone embutido e botão exclusivo para gravar lembretes de voz, botões direcionais e de atalho, comunicação bluetooth e infravermelho, entrada para fone de ouvido, alto falante, alarme vibratório e LED sinalizador.

Seu design compacto e elegante tinha como característica marcante o recurso de tela deslizante, que ocultava o teclado virtual “Graffiti” (de entrada de dados) quando não estava sendo usado.

Esta capacidade fazia dele o modelo PDA Palm com menor altura, tendo surgido da constatação de que os usuários gastavam mais tempo visualizando informações na tela do que digitando.

Era ainda o primeiro PDA Palm a contar com comunicação bluetooth embutida, permitindo a transferência de dados sem fio e a sincronização com outros dispositivos compatíveis.

Seu software era composto da costumeira variedade de recursos e aplicativos úteis já comuns aos PDAs Palm, como calendário, gerenciador de contatos, notas, gerenciador de tarefas e cliente de e-mail, recebendo agora o navegador WebPro browser, cliente de mensagens de texto SMS e ferramenta de conexão por modem.

Assistente Digital Pessoal Palm Tungsten T 4
O modelo Palm Tungsten T2

Seu sucessor Palm Tungsten T2 chegaria em 23 de julho de 2003, sendo basicamente uma atualização do modelo original, mantendo praticamente a mesma dimensão e aparência externa.

Ganhou, contudo, algumas melhorias pontuais como uma memória RAM ampliada para 32MB, memória ROM de 8MB, o sistema operacional Palm OS atualizado para a versão 5.2.1 e uma tela que agora contava com luz de fundo (backlight).

Nos anos seguintes a linha receberia ainda novos modelos, sendo definitivamente descontinuada em 2005.

Para conhecer ou relembrar:

Quer experimentar vários modelos de Palm de forma virtual no seu computador? Aqui neste endereço você encontra um emulador super bacana e que roda direto no seu navegador.

E você, teve algum dos modelos da linha Palm Tungsten?

Review do Palm Tungsten T