Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 26 de novembro de 1982, a americana Satellite Software International lançava a primeira versão para PC do seu famoso programa Editor de Textos WordPerfect.

O WordPerfect foi um editor de textos criado pelos fundadores da empresa Satellite Software International (SSI), Bruce Bastian e Alan Ashton, no final da década de 70, cuja versão original destinava-se aos minicomputadores da empresa Data General Corporation. A SSI seria ainda rebatizada como WordPerfect Corporation em 1985.

Curiosamente, esta primeira versão para computadores IBM PC compatíveis, lançada nesta data, não receberia a costumeira numeração “1.0”, com a empresa optando por batizá-la com a identificação “2.20”, seguindo a numeração da versão preexistente para os computadores Data General.

editor de textos WordPerfect para PC 4
O pacote de distribuição

Contava com um dicionário de 30.000 palavras, suporte para múltiplas colunas, espaçamento proporcional automático entre palavras, notas de rodapé, calculadora de quatro funções integrada e um controlador de impressão (spooler) nativo.

Elogiado por sua interface simples e ágil, ao longo dos anos 80 o WordPerfect desbancaria a hegemonia do seu principal concorrente, o WordStar (e de todos os demais), alcançando o posto de “preferido” dos usuários no final da década.

Teve especial adesão dos profissionais da área de direito, dadas suas funcionalidades de formatação, macros e numeração automática.

editor de textos WordPerfect para PC 2
A última versão para o sistema MS-DOS

Outra característica que atraía os “digitadores profissionais” era a possibilidade de realizar todas as operações sem a necessidade de um mouse, utilizando-se apenas de atalhos de teclado, o que evitava a interrupção no processo de digitação sempre que uma formatação precisava ser realizada.

Algo com o qual “sofremos” hoje em dia. 😊

O WordPerfect teve também versões para diversas plataformas como: Apple II, DEC VAX/VMS, Amiga, Atari ST, Macintosh, IBM Aix, Ultrix, IBM 370, IBM OS/2, Xenix, entre outros.

Mas, como muitos outros aplicativos de sucesso nos anos 80, sucumbiu à concorrência com a Microsoft ao demorar a lançar sua versão para Windows.

editor de textos WordPerfect para PC 3
Falhou ao fazer a transição para o sistema Windows

Após ser vendido para a empresa Novell Inc em 1994, trocaria novamente de dono em 1996, quando foi adquirido pela para a Corel Corporation (ela mesma, a do Corel Draw), que detêm seus direitos até o dia de hoje.

Mesmo antiga e ultrapassada, a versão MS-DOS ainda conta com fãs incondicionais, com usuários espalhados pelo mundo até os dias de hoje.

Para conhecer ou relembrar:

Se você é um dos que ainda curte, existe uma versão do WordPerfect que roda nos PCs atuais e que pode ser encontrada aqui.

Você também pode baixar várias versões antigas aqui neste site.


E você, qual era seu editor de textos preferido?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Tutorial de WordPerfect de 1987
Segredos do WordPerfect de 1992
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá amigos. Só hoje vi essa matéria de 2022. Fiquei entusiasmado porque uso o Wordperfect desde 1990, versão 5 para DOS. Depois obtive todas as versões para windows. Ainda o considero o melhor editor de texto dos que já experimentei. Embora a Corel tenha deixado a desejar quanto a investimentos no software (especialmente na produção de versões para as várias plataformas e nas linguagens, com respectivos dicionários) e, sobretudo, quanto à sua divulgação pelo mundo, o programa mantém sua elegância, sua praticidade, sua robustez e sua confiabilidade. Nunca entendi porque deixaram de oferecer uma versão para linux e porque não tem versão para MacOS. De qualquer forma, se depender de mim, o Wordperfect será eterno. Não deixarei de usá-lo. Grande abraço.

  2. Olá amigos. Só hoje vi essa matéria de 2022. Fiquei entusiasmado porque uso o Wordperfect desde 1990, versão 5 para DOS. Depois obtive todas as versões para windows. Ainda o considero o melhor editor de texto dos que já experimentei. Embora a Corel tenha deixado a desejar quanto a investimentos no software (especialmente na produção de versões para as várias plataformas e nas linguagens, com respectivos dicionários) e, sobretudo, quanto à sua divulgação pelo mundo. Nunca entendi porque deixaram de oferecer uma versão para linux e porque não tem versão para MacOS. De qualquer forma, se depender de mim, o Wordperfect será eterno. Não deixarei de usá-lo. Grande abraço.