Em 26 de novembro de 1982, a americana Satellite Software International lançava a primeira versão para PC do seu famoso programa Editor de Textos WordPerfect.

O WordPerfect foi um editor de textos criado pelos fundadores da empresa Satellite Software International (SSI), Bruce Bastian e Alan Ashton, no final da década de 70, cuja versão original destinava-se aos minicomputadores da empresa Data General Corporation. A SSI seria ainda rebatizada como WordPerfect Corporation em 1985.

Curiosamente, esta primeira versão para computadores IBM PC compatíveis, lançada nesta data, não receberia a costumeira numeração “1.0”, com a empresa optando por batizá-la com a identificação “2.20”, seguindo a numeração da versão preexistente para os computadores Data General.

editor de textos WordPerfect para PC 4
O pacote de distribuição

Contava com um dicionário de 30.000 palavras, suporte para múltiplas colunas, espaçamento proporcional automático entre palavras, notas de rodapé, calculadora de quatro funções integrada e um controlador de impressão (spooler) nativo.

Elogiado por sua interface simples e ágil, ao longo dos anos 80 o WordPerfect desbancaria a hegemonia do seu principal concorrente, o WordStar (e de todos os demais), alcançando o posto de “preferido” dos usuários no final da década.

Teve especial adesão dos profissionais da área de direito, dadas suas funcionalidades de formatação, macros e numeração automática.

editor de textos WordPerfect para PC 2
A última versão para o sistema MS-DOS

Outra característica que atraía os “digitadores profissionais” era a possibilidade de realizar todas as operações sem a necessidade de um mouse, utilizando-se apenas de atalhos de teclado, o que evitava a interrupção no processo de digitação sempre que uma formatação precisava ser realizada.

Algo com o qual “sofremos” hoje em dia. 😊

O WordPerfect teve também versões para diversas plataformas como: Apple II, DEC VAX/VMS, Amiga, Atari ST, Macintosh, IBM Aix, DEC Ultrix, IBM 370, IBM OS/2, Xenix, entre outros.

Mas, como muitos outros aplicativos de sucesso nos anos 80, sucumbiu à concorrência com a Microsoft ao demorar a lançar sua versão para Windows.

editor de textos WordPerfect para PC 3
Falhou ao fazer a transição para o sistema Windows

Após ser vendido para a empresa Novell Inc em 1994, trocaria novamente de dono em 1996, quando foi adquirido pela para a Corel Corporation (ela mesma, a do Corel Draw), que detêm seus direitos até o dia de hoje.

Mesmo antiga e ultrapassada, a versão MS-DOS ainda conta com fãs incondicionais, com usuários espalhados pelo mundo até os dias de hoje.

Para conhecer ou relembrar:

Se você é um dos que ainda curte, existe uma versão do WordPerfect que roda nos PCs atuais e que pode ser encontrada aqui.

Você também pode baixar várias versões antigas aqui neste site.

E você, qual era seu editor de textos preferido?

Tutorial de WordPerfect de 1987
Segredos do WordPerfect de 1992