Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em de junho de 1985, Michael Cowpland fundava a Corel Corporation, uma das empresas de software mais influentes da década de 1990.

A Corel Corporation foi fundada em junho de 1985 na cidade de Ottawa, capital do Canadá, pelo anglo-canadense Michael Cowpland, um engenheiro e empresário visionário que já havia sido um dos fundadores da Mitel Networks Corporation, outra importante empresa canadense do setor de tecnologia.

Batizada a partir das iniciais de “Cowpland Research Laboratory”, refletindo a ambição de unir pesquisa tecnológica e aplicações práticas, a Corel surgiria em um período de intensa expansão da indústria de software, impulsionada pela popularização dos computadores pessoais e pela crescente demanda por soluções gráficas e de produtividade.

Seu fundador, que já era uma figura conhecida no setor de tecnologia, vislumbrou uma oportunidade no desenvolvimento de softwares que pudessem explorar plenamente as capacidades visuais dos computadores da época, em especial aqueles equipados com o então recente sistema operacional Microsoft Windows.

empresa Corel Corporation 2
Sede da Corel em Ottawa/Canadá

Após focar inicialmente em soluções de hardware e corporativas, a Corel Corporation escreveria seu nome na história da tecnologia ao lançar, em 1989, a primeira versão do icônico software CorelDRAW, um revolucionário programa de design gráfico vetorial que rapidamente se tornaria referência para profissionais da área, competindo com gigantes como o Adobe Illustrator.

Desenvolvido por uma equipe liderada por Michel Bouillon, o CorelDRAW se destacaria por combinar ferramentas de ilustração, diagramação e manipulação de imagens em uma única suíte, algo inédito até então, que aliada a uma interface intuitiva, conquistaria rapidamente designers, profissionais de marketing e artistas gráficos.

Sua criação seria responsável por democratizar o acesso a ferramentas gráficas profissionais, estabelecendo um padrão “de fato” no mercado de ferramentas de ilustração para o ambiente Windows, em um momento em que o sistema operacional gráfico da Microsoft começava a despontar como uma opção viável.

O sucesso foi tão expressivo que em 1992 a Corel já detinha impressionantes 85% do mercado de softwares gráficos para Windows, tornando-se o carro-chefe da empresa, superando concorrentes estabelecidos como a Adobe e posicionando a Corel como uma das principais desenvolvedoras de software gráfico do mundo.

Durante a década de 1990, a Corel viveria um período de rápida expansão e diversificação, adquirindo outras empresas e ampliando sua linha de produtos.

empresa Corel Corporation 3
O CorelDRAW mudou pra sempre o design gráfico

Nesta época, tentaria se tornar competitiva em várias frentes, incluindo editores de texto, navegadores e suítes de escritório. Para tanto, em um de seus movimentos mais notórios, adquiriria, em 1º de março de 1996, o software WordPerfect (então da Novell), numa tentativa ambiciosa de enfrentar o domínio do Microsoft Word no mercado de processamento de texto.

Mas embora o esforço tenha sido tecnicamente competente, a iniciativa enfrentou dificuldades frente ao poder de distribuição da Microsoft, capaz de incluir gratuitamente em seus sistemas operacionais ferramentas “Office” gratuitas como editores de texto e de imagens.

Ainda assim, a Corel Corporation se manteria como referência no segmento de design, evoluindo sua suíte gráfica com constantes melhorias e novas ferramentas, como o Corel Photo-Paint (para edição de imagens bitmap), o Corel Show (para apresentações), o Corel Trace (para vetorização de bitmaps), Corel Ventura (Editoração Eletrônica) e o Corel Dream (para modelagem 3D)

Ao longo dos anos 2000, passaria por momentos de instabilidade financeira e por mudanças estruturais e de propriedade, com fusões e aquisições, incluindo sua compra, em agosto de 2003, por grupos de investimento como a Vector Capital, tendo sido capaz de preservar sua marca e sua base de usuários ao longo deste processo.

empresa Corel Corporation 4
O fundador da Corel Corporation

A partir dos anos 2010, a Corel adaptou-se às mudanças do mercado, focando em modelos de distribuição digital, com assinaturas e licenciamento em nuvem, além de adquirir outras empresas de software, como a Intervideo, Ulead, Roxio (Rovi), Pinnacle Systems, Minjet, Gravit e Parallels, conhecida por suas soluções de virtualização para o MacOS.

Em 3 de julho de 2019, a Corel mudaria novamente de mãos, sendo adquirida pela empresa norte-americana de investimentos Kohlberg Kravis Roberts & Co por US$ 1bilhão. Três anos depois, em 13 de setembro de 2022, mudaria de nome, sendo rebatizada como Alludo, uma alusão à expressão inglesa “All You Do” (Tudo o Que Você Faz).

Atualmente, apesar de não gozar do mesmo domínio global de outrora, a Corel Corporation permanece como uma marca respeitada no setor criativo, especialmente entre usuários fiéis de suas soluções gráficas, sendo ainda uma das principais referências em seu segmento e detendo um dos nomes mais duradouros e reconhecíveis da indústria.


E você, foi usuário de algum dos softwares da Corel Corporation?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Corel Draw vs Adobe Illustrator 
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!



Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *