O site Reddit de 2005

Em 23 de junho de 2005, os estudantes Steve Huffman e Alexis Ohanian criavam a rede social de comunidades Reddit.
Concebido pelos então estudantes da Universidade de Virginia Steve Huffman e Alexis Kerry Ohanian, o Reddit surgiria a partir da ideia de se criar um espaço digital onde os usuários pudessem compartilhar links, discutir ideias e votar no conteúdo mais relevante.
Após apresentar sua ideia ao empresário Paul Graham, que veria no projeto um potencial promissor, dado que naquele momento a internet ainda era dominada por fóruns descentralizados e agregadores de notícias mais tradicionais., ganhariam apoio da incubadora Y Combinator, que financiaria o desenvolvimento da primeira versão do site.
Batizado a partir de um trocadilho com a frase “read it” (eu li), teve seu conteúdo inicial “simulado” pelos próprios fundadores, que postavam no site através de contas falsas para gerar as primeiras movimentações, visto que o site ainda estava um tanto “vazio”. 😊
Com o tempo, porém, a comunidade real começaria a crescer organicamente, atraída pela proposta de livre curadoria do conteúdo em um espaço democrático, onde os assuntos mais relevantes ou interessantes eram destacados pela própria comunidade.

Inspirado em fóruns como o 4chan, mas com uma estrutura mais organizada, essa “livre curadoria” se dava, através de votos positivos (upvotes) e negativos (downvotes), determinando o alcance e a visibilidade das postagens, e também pela organização do site em “subreddits”, fóruns temáticos independentes e autogeridos.
Esse modelo permitiria que o Reddit se tornasse um reflexo da internet, um lugar onde se discute desde ciência, política e tecnologia até memes, curiosidades e experiências pessoais.
Com um crescimento um tanto modesto em seu primeiro ano de existência, ganharia com a aquisição pela Condé Nast em 2006, apenas um ano após seu lançamento, os recursos necessários para se consolidar como uma das principais plataformas de discussão da internet. Nos anos seguintes, o Reddit se transformaria em um fenômeno cultural, abrigando debates acalorados sobre os mais diversos assuntos.
A plataforma enfrentaria, contudo, desafios e controvérsias, como as questões de liberdade de expressão, moderação de conteúdo, responsabilidade social e pressões por maior transparência, especialmente diante do crescimento de comunidades tóxicas e de sua influência em eventos sociais e políticos.

Mesmo assim, consolidou-se como uma das maiores redes sociais do mundo, frequentemente apelidada de “a página inicial da internet”, por sua capacidade de antecipar tendências virais e abrigar discussões aprofundadas com envolvimento direto dos próprios usuários, mantendo sempre sua essência como um espaço descentralizado, onde os usuários definem as regras de cada comunidade.
Em 2021, o Reddit começaria a se movimentar no sentido de abrir seu capital, o que se concretizaria em 20 de março de 2024, possuindo atualmente um valor de mercado da ordem de US$ 10bilhões e reafirmando seu lugar como uma das redes sociais mais influentes do mundo.
Atualmente, o Reddit contabiliza centenas de milhões de visitantes mensais e serve como uma das principais vitrines de opinião, colaboração e criatividade na internet. Com uma história marcada por inovação, controvérsias e uma base de usuários profundamente engajada, o Reddit é um dos maiores exemplos do potencial transformador da web colaborativa.
E você, é usuário do Reddit? Qual sua opinião a respeito da plataforma?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A rede social Orkut de 2004
- A rede social MySpace de 2003
- A rede social LinkedIn de 2003
- O site GeoCities de 1994
- O site Flickr de 2004
- O site Del.icio.us de 2003
- O site WikiWikiWeb de 1995
- O site Blogger de 1999
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!