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Em novembro de 1994, David Bohnett e John Rezner criavam o histórico serviço de hospedagem de sites GeoCities.

Nascido originalmente como Beverly Hills Internet (BHI), o posteriormente rebatizado GeoCities foi criado por David C. Bohnett e John Rezner com a proposta de oferecer uma forma simples e acessível para que qualquer pessoa, independentemente de sua experiência técnica, pudesse publicar conteúdo na Internet.

Uma das primeiras plataformas a permitir que os usuários (os “Homesteaders“) criassem e hospedassem seus próprios sites, o que foi revolucionário na época, organizava-os em “cidades virtuais” (daí o seu nome), agrupadas por temas como esportes, tecnologia ou cultura, criando uma sensação de comunidade.

A grande sacada do GeoCities, que funcionava como um serviço de diretório, estava exatamente em sua estruturação temática, onde os usuários escolhiam uma “cidade” (ou bairro, como chamavam) para listar seu conteúdo, como Hollywood para entretenimento, Beverly Hill para moda ou Silicon Valley para tecnologia.

Embora contasse com um serviço pago de maior capacidade, oferecia 2 MB de espaço gratuito, tornando o sistema acessível a um público muito maior, incluindo aqueles que não podiam pagar por um serviço de hospedagem tradicional.

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Aparência original do site em 1995

Tudo bem… os sites do GeoCities não eram em geral nada bonitos, nisso concordamos… 😂 muito também por conta da tecnologia da época.

A experiência no GeoCities era frequentemente caótica e um tanto confusa, com muitos dos sites apresentando layouts demasiado coloridos, gifs animados, músicas de fundo e uma estética que refletia a liberdade criativa do momento. No fundo, fruto de uma época em que muita gente não tinha ideia (nem vergonha) do que estava fazendo, mas que fazia assim mesmo, visto que as redes sociais, os online-haters e os influencers ainda não tinham sido inventados, pra criticar.😊

Como disse Cocteau, “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.”. 😂

Entretanto, essa mesma informalidade acabaria por se tornar um obstáculo para que a plataforma viesse a competir com designs mais profissionais e tecnologias mais avançadas emergentes.

Ainda assim, sua popularidade cresceria exponencialmente, tornando-se, no final da década de 1990, um dos sites mais acessados do mundo e acumulando milhões de usuários e visualizações mensais.

Isso chamaria a atenção de outra gigante da Internet na época, o Yahoo!, que em 28 de janeiro de 1999 adquiriria o GeoCities por US$ 3,6 bilhões, o que foi considerado um dos maiores negócios da internet na época.

Apesar de sua popularidade inicial, a aquisição pelo Yahoo! traria mudanças um tanto controversas para a plataforma, como a imposição de termos de uso que permitiam à empresa assumir a propriedade dos sites e seus conteúdos, o que geraria muitos descontentamentos, afastando parte da base de usuários.

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Mudanças após a aquisição pelo Yahoo!
O declínio

Mas com a evolução dos anos, com o surgimento de concorrentes mais modernos, como o Blogger, Facebook, Orkut, LinkedIn, MySpace e o Twitter, o GeoCities começaria a perder relevância ainda na primeira metade da década seguinte.

Isso acabaria por levar o Yahoo! a anunciar, em 23 de abril de 2009, o fim do serviço do GeoCities nos EUA, argumentando que a plataforma já não era economicamente viável nem competitiva frente às redes sociais e novos serviços de hospedagem. No mesmo ano, em 26 de outubro de 2009, era a vez do serviço ser extinto para o resto do mundo, com milhões de páginas sendo apagadas, marcando o fim de uma era na história da internet.

A perda do GeoCities foi lamentada por muitos entusiastas e historiadores da web, que viram o fechamento do serviço de 15 anos como uma grande perda para o registro cultural digital. Em resposta, surgiram diversas iniciativas, como a do portal “Internet Archive”, que buscariam preservar ao menos parte dos sites, antes que fossem apagados definitivamente.

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Os fundadores do GeoCities (anos 90)

O conteúdo do GeoCities se tornaria uma cápsula do tempo da Web dos anos 1990, quando ela ainda engatinhava, com milhões de sites que abrangiam tópicos tão variados quanto hobbies pessoais, fanpages de celebridades, comunidades de jogos e projetos escolares. Um símbolo de uma época em que a rede era um espaço com poucas barreiras para a entrada de novos criadores.

Embora tenha desaparecido, o impacto do GeoCities ainda é sentido em ferramentas modernas de construção de sites, como o Wix e o WordPress, permanecendo como um ícone cultural da web, representando uma era de experimentação, criatividade e o espírito comunitário da internet.


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Vídeo(s):

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David Bohnett fala sobre o início do GeoCities
Os sites mais acessados da Internet de 1994 a 2024
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*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


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