Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em setembro de 2003, Joshua Schachter e Peter Gadjokov criavam o site Del.icio.us, um dos primeiros sites de bookmarking social da Internet.

Esta história começaria no ano de 2001, quando Joshua Schachter decidiu que precisava criar um aplicativo para ajudá-lo a manter o gigantesco banco de dados pessoal de links para páginas da Web que ele havia juntado ao longo dos anos.

Na época, Schachter ajudava a administrar o antigo site “Memepool”, um tipo de blog no qual as pessoas podiam cadastrar seus sites favoritos junto com uma breve descrição.

Como diariamente recebia uma enorme quantidade de links, ele já havia percebido que salvar todos os seus sites interessantes como “favoritos” tinha se tornado uma tarefa, digamos, inviável, visto que ele já havia coletado mais de 20 mil deles e um arquivo de texto.

site Del.icio.us 2
A aparência do del.icio.us em setembro de 2003

Foi quando Schachter resolveu criar uma ferramenta para auxiliá-lo nesta tarefa de administrar sua “coleção” de bookmarks, que ele chamou de Muxway.

E o resultado foi tão bom que dois anos depois, em 2003 ele decidiria criar uma versão Internet aberta do seu aplicativo, disponibilizando-o para todos os Internautas.

Nascia assim o site “Del.icio.us”, em parceria com Peter Gadjokov.

O site popularizaria o conceito de “marcadores sociais” ou “favoritos sociais“, permitindo aos usuários salvarem links para sites que achavam interessantes, compartilhando-os com outros usuários da plataforma, o que foi revolucionário para a época, criando uma espécie de “rede social” de links.

Os próprios usuários podiam ainda adicionar “etiquetas” (tags) aos seus marcadores, tornando as buscas pela informação desejada muito mais eficientes que os métodos tradicionais de gerenciamento de “favoritos” dos navegadores.

site Del.icio.us 3
O criador

Este conceito ficaria conhecido como “Folksonomia”, sendo o del.icio.us uma das primeiras referências em sua utilização.

Seu sucesso Del.icio.us chamaria a atenção de um dia gigantes da Internet na época, o Yahoo!, que viria a adquiri-lo dois anos depois de sua fundação, em 9 de dezembro de 2005.

Nos anos seguintes, seria fortemente afetado pela concorrência e pelas sucessivas “trocas de mãos”, até ser adquirido em 2020 pelo polonês Maciej Cegłowski, proprietário do site Pinboard.

O legado do Del.icio.us influenciaria diretamente a criação de vários outros serviços, como o Flickr, Pinterest e o Reddit, que incorporariam muitos dos conceitos de sua organização e dinâmica de compartilhamento de links em suas plataformas.


E você, como guarda e gerencia seus sites favoritos? Chegou a utilizar o Del.icio.us?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Videotutorial de 2007 ensinando como usar o Del.icio.us
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *