Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 05 de maio de 2003, era lançada a rede social LinkedIn, focada no mundo dos negócios e do mercado de trabalho.

E empresa foi fundada pelo investidor Reid Hoffman em dezembro de 2002, na cidade de Mountain View/Califórnia, após ter a ideia de uma “rede social profissional”, nascida quando Hoffman percebeu que, entre as diversas opções existentes na internet, não existia ainda uma plataforma voltada ao networking e ao desenvolvimento de carreiras profissionais.

Diferentemente de serviços como Facebook e Instagram, que acabam tendo um foco mais recreativo, o LinkedIn foca nas conexões profissionais dos seus usuários, que criam “perfis” organizados de forma similar à de um Curriculum Vitae, onde resumem suas experiências profissionais, formação e habilidades.

Através da plataforma, primeira rede social profissional do mundo, seus usuários vão criando conexões com outros por meio de convites (que podem ou não ser aceitos), ampliando sua rede de relacionamentos, localizando representantes de empresas e recebendo recomendações de outros usuários conhecidos.

Mas a plataforma não atende apenas aos profissionais, permitindo que as empresas publiquem vagas de empregos disponíveis e identifiquem, pelo sistema, possíveis candidatos, além de poderem veicular publicidade.

Com um crescimento gradual, receberia ainda em 2003 um aporte de capital da conhecida empresa de investimentos Sequoia Capital, alcançando em agosto de 2004 seu primeiro milhão de usuários.

Em 2006 tornar-se-ia lucrativa pela primeira vez, encerrando o ano seguinte com mais de 15 milhões de membros ativos, atingindo a incrível marca de 100 milhões de usuários em 2011, mesmo ano em que negociaria suas ações, pela primeira vez, na Bolsa de Nova Iorque, captando US$ 350 milhões.

rede social LinkedIn 2
Comunicado de imprensa da época da aquisição pela Microsoft

Em 2016 seria adquirida pela gigante Microsoft, pela bagatela de US$ 26 bilhões, quando atingiria a marca de 500 milhões de usuários, espalhados pelo mundo, ao longo de mais de 200 países.

Desde então, a plataforma tem passado por diversas transformações e melhorias, como a integração com outros produtos da Microsoft, a expansão do modelo de oferta de anúncios e a implementação de recursos de inteligência artificial.

Embora ofereça serviços gratuitos, uma assinatura premium também está disponível, por meio da qual o usuário tem acesso a mais serviços e resultados nas pesquisas disponibilizadas pela plataforma.

O sucesso do LinkedIn se deve em grande parte à sua capacidade de conectar profissionais, ajudá-los a encontrar oportunidades de emprego, expandir suas redes de contatos e avançar em suas carreiras, aumentando especialmente sua visibilidade no mercado de trabalho.

Além disso, a plataforma se tornou uma fonte importante de informações sobre tendências e oportunidades no mundo profissional.


E você, costuma utilizar o LinkedIn com qual finalidade?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Entrevista com Reid Hoffman, fundador do LinkedIn
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *