O nascimento da marca Macintosh em 1982

Em 16 de novembro de 1982, Steve Jobs (o da Apple), tentava obter os direitos sobre a marca Macintosh, cujo computador ainda estava em desenvolvimento.

Nesta época, a Apple Computer já vinha desenvolvendo seu novo modelo de computador, que viria a ser lançado dois anos depois: o Macintosh.

A ideia original do nome teria vindo de Jef Raskin, um dos projetistas do computador (e a quem muitos atribuem a real invenção do Macintosh) e fã da variedade especial de maçãs denominada McIntosh, comum na América do Norte.

E o micro que estava chegando era de fato a nova “maçã especial” da empresa. 🍎 😊

nascimento da marca Macintosh 3
O criador da marca Macintosh

Só que havia um problema. O nome “McIntosh” já tinha um dono, a empresa de equipamentos áudio McIntosh Laboratory, bem mais conhecida que a Apple na época.

A questão é que este nome já tinha adotado afetivamente por toda a equipe de projeto. Em suma: tinha que ser este.

Tentando minimizar um eventual conflito com o fabricante de equipamentos de som, mudaram a grafia do nome para “Macintosh”. Ainda assim, o pedido de registro da marca foi negado, em função de ser “foneticamente” idêntico ao da McIntosh Laboratory.

Restava assim “combinar com os russos com a McIntosh Laboratory” a liberação de uso da marca para Apple. O famoso pedido de “por favor”.🙏

E desta forma, nesta data, o fundador da Apple Computer e conhecido audiófilo, escreve uma carta apaixonada apelando ao presidente da McIntosh, Gordon Gow, para que liberassem (ou aceitassem um acordo) o direito de uso da marca tão desejada pela Apple.

nascimento da marca Macintosh 2
A McIntosh produziu equipamentos utilizados ate no histórico festival de Woodstock

Na carta Jobs teria escrito:

“Nós nos apegamos muito ao nome Macintosh. Como um filho, nosso produto desenvolveu uma personalidade muito definida.”

Em resposta, Gow aceita visitar a Apple e conhecer o projeto do computador. Contudo, orientado por seus advogados, não autorizaria o uso da marca.

Apenas no ano seguinte chegariam a um acordo de licenciamento, adquirindo-a totalmente em 1986, em valores até hoje não divulgados, na casa das centenas de milhares de dólares.

E você, qual foi sua impressão ao conhecer um computador Macintosh pela primeira vez?

Entrevista com Jef Raskin, projetista chefe do Macintosh
Steve Jobs apresenta o Mac (versão resumida)
O histórico comercial de lançamento “1984”