Em 10 de maio de 1984, a histórica empresa norte-americana de tecnologia Hewlett-Packard lançava o microcomputador portátil Hewlett-Packard HP-110 Portable.

O Hewlett-Packard HP-110, também conhecido como HP Portable ou ainda HP 45710A, foi primeiro computador portátil tipo “laptop” compatível com o sistema MS-DOS, da famosa empresa norte-americana de tecnologia Hewlett-Packard.

Pesando aproximadamente 4 kg, o Hewlett-Packard HP-110 contava com um processador de 16 bits Harris 80C86 (variante do Intel 8086) operando a 5,33 MHz de velocidade, memória RAM de RAM de 272 KB, memória ROM de 384 KB (a maior quantidade de memória disponível em um computador portátil na época de seu lançamento) e um modem embutido.

microcomputador Hewlett Packard HP-110 Portable 2
Vista traseira

Além de uma bateria interna que prometia 16 horas de uso contínuo, dispunha ainda de um display de cristal líquido (LCD) monocromático integrado, com resolução de 480 x 128 pixels, capaz de exibir 16 linhas de texto com 80 caracteres cada.

Esta tela permitia o ajuste do ângulo de visão alterando sua inclinação, podendo ainda ser totalmente “fechada” sobre o teclado, o que facilitava o transporte, recurso indisponível em modelos portáteis concorrentes como o TRS-80 modelo 100.

Este computador, que carregava o sistema operacional MS-DOS 2.11 diretamente de sua memória ROM, tinha ainda nesta mesma memória os aplicativos MemoMaker (editor de texto), Infocom’s Zork (jogo) Terminal Emulator (comunicação) e Lotus 1-2-3 (planilha eletrônica).

microcomputador Hewlett Packard HP 110 Portable 4
Anúncios da época

Outro recurso interessante (decorrente do uso do MS-DOS) era sua capacidade de trocar dados e arquivos com o computador HP touchscreen PC (HP-150) ou outros computadores tipo “PC”, bastando adicionar a interface de comunicação HP Portable-Desktop Link.

Apesar de todas suas características positivas, não era um sistema que permitisse “upgrades”, visto que não havia nenhum slot interno de expansão. Além disso, não contava com uma unidade de disquetes ou disco rígido, tampouco uma interface para gravador K7.

Projetado para usuários menos técnicos do que os computadores HP-85 ou HP-75 e oferecendo mobilidade e poder de processamento em um formato compacto, o Hewlett-Packard HP-110 foi um dos primeiros laptops “verdadeiramente portáteis” disponíveis no mercado. Curiosamente, apesar de guardar certas “similaridades” com os computadores Dulmont Magnum e Sharp PC-5000, foram desenvolvidos independentemente.

HP-110 Plus

No ano seguinte, em 1985, a Hewlett-Packard lançaria ainda o modelo HP-110 Plus (HP Portable Plus, modelo 45711A) com um preço US$ 700 mais barato que o modelo original.

Trazia características similares, acrescentando uma tela 68% maior (capaz de exibir 25 linhas de texto com 80 caracteres cada e resolução de 480 x 200 pontos), soquetes adicionais de memória RAM e ROM (que permitiam acrescentar até 8 aplicativos e 512K de RAM) e um novo modem de 1200 bauds de velocidade (no lugar dos 300 bauds anteriores).

microcomputador Hewlett Packard HP-110 Portable 3
O modelo HP-110 Plus de 1985

Apesar do preço elevado (US$ 2995 no lançamento), o modelo Hewlett-Packard HP-110 foi elogiado por sua capacidade e desempenho comparáveis aos de um desktop, além de trazer a famosa planilha Lotus 1-2-3 integrada, considerada um grande atrativo para os compradores.

E você, qual foi o primeiro modelo de computador portátil que conheceu?

Review do HP-110 Portable
Edição do programa Computer Chronicles sobre computadores portáteis (1985)