Em 2 de outubro de 1986, a Microsoft lançava a primeira versão aplicativo Microsoft Works.

O Microsoft Works foi uma suíte de produtividade desenvolvida pela Microsoft e destinada aos usuários domésticos e pequenas empresas.

Teve sua origem no aplicativo MouseWorks, criado pelos ex-funcionários da Apple Don Williams e Rupert Lissner (Productivity Software) para a plataforma Apple Macintosh, que integrava ferramentas de planilha eletrônica, processador de texto e banco de dados.

A ideia da dupla era se aproveitar do sucesso do sistema AppleWorks, adorado pelos usuários do computador Apple II e que tinha funções similares, e conceber uma ferramenta parecida para os computadores Mac.

aplicativo Microsoft Works 2
A primeira versão, para Apple Macintosh

Sabendo da existência do aplicativo, a Microsoft buscaria licenciar o software, criando uma versão para os computadores IBM PC, cuja primeira edição para o sistema MS-DOS, o Microsoft Works 1, seria lançada no dia 14 de setembro de 1987.

Mas, curiosamente, assim como aconteceria com o Microsoft Office, a primeira versão do Microsoft Works já havia sido lançada um ano antes, para a plataforma Apple Macintosh, em em 2 de outubro de 1986.🙂

O Microsoft Works incluía aplicativos como o “Word Processor” para processamento de texto, “Spreadsheet” para criação de planilhas simples e “Database” para gerenciamento de dados.

aplicativo Microsoft Works 3
A versão para o PC, com MS-DOS

Também incorporava ferramentas como um calendário e um programa de comunicação (terminal), dependendo da versão.

Além de vendidas de forma avulsa, as versões para o sistema Windows, iniciadas no Microsoft Works 2.0 em 16 de setembro de 1991,  seriam também comercializadas em “pacotes” contendo outros aplicativos como a enciclopédia Encarta, Microsoft Money, Home Publishing, Expedia Streets e Picture It!, comercializados inicialmente sob a identificação Microsoft Home Essentials e posteriormente Microsoft Works Suite.

O pacote oferecia uma alternativa mais acessível e simplificada ao Microsoft Office (que só seria lançado em 1989 para o Macintosh e em 1990 para Windows), atendendo às necessidades básicas de processamento de texto, planilhas e gerenciamento de bancos de dados.

aplicativo Microsoft Works 4
Works 2.0, primeira para Windows

Em função do seu baixo custo, era comumente fornecido pré-instalado em computadores pessoais de grandes fabricantes como IBM, HP, Compaq, Toshiba e Dell, o que o tornava uma escolha popular para usuários que precisavam de soluções de produtividade básicas.

Ao longo de sua vida, teve as seguintes versões produzidas:

MS-DOS: Microsoft Works 1.0 (14 de setembro de 1987), Microsoft Works 2.0 e Microsoft Works 3.0.

Mac OS: Microsoft Works 1.0 (2 de outubro de 1986), Microsoft Works 2.0, Microsoft Works 3.0 e Microsoft Works 4.0.

Windows: Microsoft Works 2.0 (16 de setembro de 1991), Microsoft Works 3.0 (28 de setembro de 1992), Microsoft Works 4.0 (incluso no Home Essentials 97 de 6 de fevereiro de 1997), Microsoft Works 4.5 (anunciada em 20 de outubro de 1997 e incluso no Microsoft Works Suite 99 de 19 de outubro de 1998), Microsoft Works 2000 ou versão 5.0 (incluso no Microsoft Works Suite 2000 de 20 de setembro de 1999), Microsoft Works 6.0 (incluído no Microsoft Works Suite 2001 de 6 de setembro de 2001 e no Microsoft Works Suite 2002 de 30 de outubro de 2001), Microsoft Works 7.0 (incluso no Microsoft Works Suite 2003 de 5 de setembro de 2002 e no Microsoft Works Suite 2004 de 9 de setembro de 2003), Microsoft Works 8.0 (de 16 de agosto de 2004, incluído no Microsoft Works Suite 2005 de 22 de setembro de 2004 e no Microsoft Works Suite 2006 de 26 de outubro de 2005), Microsoft Works 8.5 (2006) e Microsoft Works 9.0 (2007).

aplicativo Microsoft Works 5
Alguns dos pacotes de distribuição

No entanto, à medida que as necessidades de computação evoluíram, o Works foi gradualmente perdendo relevância devido à crescente demanda por recursos mais avançados oferecidos pelos inúmeros “Pacotes Office” que surgiriam, como o Lotus SmartSuite, Wordperfect Office, Star Office ou mesmo Microsoft Office.

Após o lançamento da sua última versão em 2007, a Microsoft anunciaria o fim da vida do Microsoft Works em 2009, transferindo suas funções para o Microsoft Office Starter Edition, que oferecia uma seleção limitada de aplicativos do Microsoft Office.

Essa transição marcava o fim de uma era para o Microsoft Works, que havia sido uma presença comum nas casas e escritórios por quase duas décadas.

Embora o Microsoft Works tenha sido substituído por outras soluções mais abrangentes, seu impacto como uma suíte de produtividade acessível para usuários domésticos e pequenas empresas não pode ser subestimado.

Ao longo de sua existência, o Works ajudou muitos usuários a realizar tarefas básicas de criação de documentos e organização de informações, contribuindo para a difusão da computação pessoal e da produtividade digital.

Para conhecer ou relembrar:

Quer experimentar as primeiras versões no seu computador? Estão disponíveis para download aqui neste endereço.

E você, utilizou o Microsoft Works em alguma plataforma?

Microsoft Works 2.0 para MS-DOS
Abrindo a caixa do Microsoft Works 1.05 para MS-DOS