Em 26 de janeiro de 2004, o vírus de computador MyDoom era detectado pela primeira vez.

O vírus de computador MyDoom, também conhecido como W32.MyDoom@mm, Novarg, Mimail.R e Shimgapi, foi um vírus de computador que atacou milhares computadores que executavam o sistema operacional Microsoft Windows.

Detectado pela primeira vez em 26 de janeiro de 2004, foi o vírus de e-mail de mais rápida disseminação na época, superando os recordes anteriores estabelecidos pelos vírus Sobig e o ILOVEYOU.

Quando da sua descoberta, empresas de segurança consideravam que o vírus havia se originado de um programador na Rússia. Contudo, acredita-se que o MyDoom tenha sido encomendado por algum spammer de e-mail para enviar e-mails indesejados através de computadores infectados, sendo seu real autor até hoje desconhecido.

Um dos indícios que corroboram com esta tese foi o fato do vírus conter em seu código a mensagem de texto “andy; I’m just doing my job, nothing personal, sorry.” (andy, eu só estou fazendo meu trabalho, nada pessoal, desculpe.) levando muitos a acreditar que o criador do vírus tenha sido pago pela tarefa.

O MyDoom se espalhava por meio de anexos de e-mail maliciosos, que apareciam em mensagens que simulavam erros de transmissão, com assuntos como “Error“, “Mail Delivery System“, “Test” ou “Mail Transaction Failed” em diferentes idiomas, incluindo inglês e francês.

Este e-mail continha um arquivo anexado que, uma vez executado, reenviava o vírus (na verdade um worm) para todos os endereços de e-mail do catálogo do usuário infectado. Ele também se copiava para a pasta do aplicativo de compartilhamento de arquivos peer-to-peer Kazaa, em uma tentativa de se espalhar também dessa forma.

Aparentemente, o MyDoom evitava atacar endereços de e-mail de certas universidades, como Rutgers, MIT, Stanford e UC Berkeley, bem como certas empresas, como Microsoft e Symantec. Alguns relatórios iniciais até afirmavam que o vírus evitava todos os endereços .edu, o que se descobriu posteriormente não ser verdade.

A versão original do vírus, o Mydoom.A, tinha dois objetivos principais. O primeiro foi o de lançar um ataque Distribuído de Negação de Serviço (DDoS) contra o site da empresa SCO Group (antiga Santa Cruz Operation), uma empresa que estava envolvida em uma disputa legal com a comunidade do sistema operacional Linux.

No primeiro ataque DDoS, disparado em 1º de fevereiro de 2004, os computadores infectados pelo vírus direcionaram um grande volume de tráfego para o site da empresa SCO Group, fazendo com que ele saísse do ar. Após uma hora de ataque constante, a empresa mudou o endereço do site.

Outro objetivo do Mydoom era abrir uma “backdoor(porta dos fundos) no computador infectado, permitindo que um invasor remoto assumisse o controle da máquina e a usasse para enviar e-mails indesejados ou realizar outras atividades maliciosas.

Em sua segunda versão, o Mydoom.B desenvolvia duas ações distintas. Na primeira delas os computadores infectados bombardeavam o site da Microsoft com solicitações de acesso a páginas.

Na segunda ação, os computadores dos usuários eram impedidos de acessar 65 sites de antivírus, impossibilitando que as pessoas realizassem a desinfecção dos seus computadores.

O MyDoom causou um grande prejuízo econômico, estimado em mais de 38 bilhões de dólares, afetando também a velocidade da internet em todo o mundo, reduzindo-a em até 10%.

O vírus foi desativado em 12 de fevereiro de 2004 (Mydoom.A) e 1 de março de 2004 (Mydoom.B), muito embora muitos computadores ainda permaneçam infectados até hoje. 😊

Para evitar a infecção por vírus como o MyDoom, recomenda-se:
– Nunca abrir anexos de e-mail suspeitos ou desconhecidos.
– Manter o software antivírus atualizado e fazer varreduras regulares no computador.
– Usar um sistema de firewall para bloquear conexões não autorizadas.
– Nunca compartilhar arquivos ou pastas com outras pessoas sem verificar se eles estão livres de vírus.

E você, teve problemas com o vírus MyDoom?

O MyDoom em ação