Em 30 de abril de 2004, o jovem alemão Sven Jaschan liberava o vírus de computador Sasser pelo mundo

Essa era a primeira vez que um vírus podia se espalhar e infectar outros computadores sem que o usuário precisasse ver um e-mail ou abrir algum programa.

Esse sapequinha se alastrava sozinho pela rede de computadores, aproveitando-se de uma falha de segurança nos sistemas operacionais Microsoft Windows XP e Microsoft Windows 2000.

Seu nome vem do subsistema de software no qual a vulnerabilidade residia: Local Security Authority Subsystem Service (LSASS), daí “Sasser”.

O curioso é que a Microsoft havia lançado uma correção de software para este problema duas semanas antes, para que todos pudessem atualizar seus sistemas.

vírus de computador Sasser 2
O pai da criança

Muitos pesquisadores acreditam que foi exatamente por meio desta correção (patch) que Jaschan tomou conhecimento desta falha e criou o Sasser, aproveitando-se da demora dos usuários em atualizar seus sistemas.

Poucos dias depois, em 7 de maio, a polícia alemã conseguiu identificar o “meliante”, levando-o para ver o sol quadrado.

Esta “velocidade” na identificação do culpado foi ligeiramente incentivada pela recompensa de 250mil dólares que a Microsoft ofereceu por pistas.

Um amigo de Jaschan (gente boa esse), animado com a quantia, foi quem fez a denúncia.

Tecnicamente, embora seja comum chama-lo de “vírus”, tecnicamente ele é um “worm”, um tipo de programa de se replica automaticamente entre computadores utilizando a rede ou aplicativos de e-mail.

E você, passou maus bocados com ele? Conte pra gente como foi!

Vírus, Worms e outros perigos da Internet
O Sasser em ação
Ranking dos vírus mais lesivos da história