O vírus de computador Melissa de 1999

Em 26 de março de 1999, David L. Smith liberava o vírus de computador Melissa, que começava sua jornada pelo mundo.

Batizado em homenagem à uma stripper da Flórida/EUA, foi capaz de se espalhar pelo globo em questão de horas, sendo um dos de disseminação mais rápida em toda história.

Para se ter uma ideia, atacou por volta de 250mil computadores em apenas 3 dias.

Operava por meio do recurso de “macros” existente no editor de textos Microsoft Word, que acionava automaticamente o aplicativo de correio eletrônico Microsoft Outlook para se retransmitir, via e-mail, aos 50 primeiros contatos da sua lista de endereços.

Foi o primeiro vírus de e-mail “bem-sucedido”, sendo capaz de passar de um computador a outro por conta própria.

O título da mensagem infectada era “Important Message From” (“mensagem importante de”), tendo o vírus como anexo.

vírus de computador Melissa 2
O (i)responsável pelo Melissa

Na prática ele não causava tantos estragos no computador, mas o grande número de e-mails que ele gerava fazia com que muitos servidores corporativos literalmente “sentassem” por excesso de tráfego 😊, obrigando muitas empresas a desativar temporariamente seus sistemas.

Conceitualmente, embora seja comum chamá-lo de “vírus”, tecnicamente ele é um “worm”, um tipo de programa que se replica automaticamente entre computadores utilizando a rede ou aplicativos de e-mail.

Numa megaoperação envolvendo várias instituições, a origem do vírus foi rastreada, resultando na prisão de Smith em abril de 1999, sendo posteriormente condenado a 20 meses de cadeia.

Estima-se que tenha gerado prejuízos da ordem de 80 milhões de dólares.

E você, teve problemas com Melissa?

O vírus Melissa em ação