Em 03 de outubro de 1989, o criador de jogos Jordan Mechner lançava o histórico jogo Prince of Persia.

Primeiro de uma série, Prince of Persia foi criado depois de Mechner ter conseguido enorme sucesso com seu primeiro e histórico jogo Karateka, para a plataforma Apple II.

Pois é ele também foi o criador do Karateka .😊

jogo Prince of Persia 3
Karateka: o início

Para esta nova aventura, o autor buscou inspiração nas histórias orientais das “Mil e Uma Noites” e em filmes como os de Indiana Jones e Robin Hood.

O game tinha como pano de fundo a Pérsia medieval, onde um “malvado vilão” de nome Jaffar, aproveitando a ausência do sultão, assume o controle da cidade, aprisiona a princesa real e tranca na masmorra o personagem herói da história.

jogo Prince of Persia 2
Um jogo revolucionário e que contava com gráficos avançados para a época

E como era de se esperar, o objetivo do Prince of Persia é fazer com que o herói consiga escapar da masmorra, derrote Jaffar e salve a princesa. 😊

Primeiro jogo da história no estilo cinematic platformer, foi sucesso de crítica e de público, introduzindo inúmeras inovações na animação dos movimentos dos personagens, que inspirariam posteriormente jogos como Another World/Out of This World, Flashback, Blackthorne, Nosferatu, entre outros.

jogo Prince of Persia 4
Estudos criados pelo autor durante o desenvolvimento do Prince of Persia

Para imprimir mais realismo ao jogo, Mechner deu-se ao trabalho de filmar seu irmão mais novo saltando e correndo, a fim de poder analisar, em câmera lenta, seus movimentos. E o resultado de todo este trabalho “salta” aos olhos!

Um dos jogos mais portados de todos os tempos, teve sua primeira versão para os computadores da linha Apple II, onde obteve modesto sucesso. Mas foi com a introdução da versão para o sistema MS-DOS (IBM PC) no ano seguinte, que explodiria em popularidade.

jogo Prince of Persia 5
jogo Prince of Persia 6
jogo Prince of Persia 7
Teve versões portadas para diversas plataformas

Dado o seu enorme sucesso, foi portado ao longo dos anos seguintes para várias outras plataformas como: Amiga, Atari ST, Macintosh, NES, Game Boy, X68000, Game Gear, Sega Master System, Super Nintendo, SEGA MegaDrive/Genesis, Sega CD, entre muitos outros.

O jogo ainda renderia algumas sequências, como o Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame (1993) e Prince of Persia 3D (1999), além de alguns remakes.

Em 2012 Mechner liberou todo o código fonte da versão original do Apple II, para o deleite daqueles que gostam de programação, bem como um documento com toda a sua especificação técnica.

Para conhecer ou relembrar:

Que tal jogar uma partidinha da versão original sem ter muito trabalho? Neste endereço você consegue jogar online uma versão que roda direto no seu navegador internet.

E você, jogou algumas das versões do game Prince of Persia? Qual a sua preferida?

Versão original e seus principais ports para outras plataformas
Uma partida completa na versão MS-DOS
Todas as versões criadas de 1989 a 2022