Em 18 de dezembro de 1987, a japonesa SquareSoft (Square Co) lançava no Japão seu revolucionário jogo Final Fantasy.

Originalmente desenvolvido pelo designer de jogos Hironobu Sakaguchi para o console Famicom/NES da Nintendo, o Final Fantasy (FF) é um jogo do tipo RPG ambientado em um mundo medieval fictício.

Nele, o jogador controla quatro personagens, conhecidos como “Cavaleiros da Luz”, para os quais é possível atribuir habilidades (classes).

O objetivo dos personagens é o de viajar pelo mundo vencendo vilões em batalhas e conquistando templos, para finalmente salvar o planeta dos séculos de “escuridão”.

Com estes personagens, o jogador explora os diversos locais mostrados no mapa, encontrando no caminho diversos inimigos com os quais poderá travar batalhas.

jogo Final Fantasy 2
Primeira versão para o console de 8 bits Famicom/NES

Um jogo que revolucionou o gênero, não se apegando ao clichê de “matar os bandidos e salvar a princesa” como os que existiram antes dele.

Ao longo dos anos, a franquia produziria nada menos que 19 versões do jogo, sendo a última delas prevista para 2023.

Sucesso de crítica e de público, aclamado por seus gráficos, histórias e trilhas sonoras, teve desde o lançamento mais de 100 milhões de cópias comercializadas, fazendo da série uma das mais vendidas da história dos videogames.

Foi também portado para diversas plataformas como: MSX, WonderSwan, Sony PlayStation, Nintendo Game Boy, Microsoft Xbox, entre muitos outros.

Há ainda uma curiosidade sobre a escolha do nome do jogo Final Fantasy (Fantasia Final).

Seu criador teria visto seu desenvolvimento como uma última tentativa de obter sucesso no mercado. Caso não lograsse êxito, ele teria deixado seu emprego e voltado para a universidade. Felizmente, o jogo fez muito sucesso, gerando várias continuações. 😊

Outra teoria é de que o título teria sido escolhido em função de dificuldades financeiras enfrentadas pela Square na época, que veriam o sucesso do game como última possibilidade de salvação.

Algumas das fontes consultadas reportam também o dia 18 de dezembro como data de lançamento.

jogo Final Fantasy 3
Um NES/Famicom virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, que outros jogos tipo RPG gostava de jogar no computador ou videogame?

A evolução de Final Fantasy de 1987 a 2020