O sistema operacional Microsoft MS-DOS 5.0 de 1991

Em 11 de junho de 1991, o Microsoft MS-DOS 5.0, nova versão famoso sistema operacional de disco, era lançado pela Microsoft.

O MS-DOS, ou simplesmente DOS (para os íntimos), foi ao longo de décadas “O” sistema operacional quando se falava em computadores compatíveis com o IBM PC.

Sua nova versão chegava com algumas novidades.

sistema operacional Microsoft MS-DOS 5.0 2
O saudoso editor de textos EDIT, lançado na versão 5.0 do MS-DOS.

Um editor de texto de tela cheia, o saudoso “edit”, que vinha para substituir o lendário (e sofrível) “edlin” , presente desde as primeiras versões do sistema.

O sistema também recebia um novo ambiente para programação em linguagem BASIC, o novíssimo interpretador QBasic, em substituição ao GW-Basic, que acompanhava algumas versões do DOS desde 1983.

sistema operacional Microsoft MS DOS 5 0 2
Disquetes de instalação em versões 5¼” e 3½”

Dois novos “utilitários úteis” (é pleonasmo? existem alguns bem inúteis 😊) também passavam a fazer parte do sistema: o “undelete” e “unformat”, prometendo, ambos, salvar a vida de algumas pessoas.

O primeiro deles se propunha a ressuscitar aquele arquivo apagado “sem querer” por um arrependido usuário. O segundo salvaria o emprego daquele técnico de computador de um disco formatado inadvertidamente.

O sistema tinha agora suporte às unidades de leitura e gravação de disquetes com capacidade de 2,88MB (que nunca foram muito populares a não ser em computadores IBM), além de reconhecer também discos rígidos com a espantosa capacidade de até 2GB.

No gerenciamento de memória RAM, essa versão contava com a capacidade de carregar parte do sistema na área de memória alta (HMA), com a introdução do utilitário “HIMEM.SYS”, liberando uma maior parte do segmento principal da RAM para os programas. Por fim, o aplicativo “smartdrive” se propunha a aumentar a performance do sistema criando um “cache” dos acessos ao disco rígido.

sistema operacional Microsoft MS DOS 5 0 3
Interface de caractere típica do sistema

Para demonstrar a hegemonia de mercado que a empresa tinha naquela época, nada menos que espantosos 1 milhão de cópias foram vendidas em seis semanas nos EUA.

Muitas das novidades da versão Microsoft MS-DOS 5.0, claro, “inspiradas” no concorrente DR-DOS 5.0, da concorrente Digital Research. Mas a MS jura de pé junto que foi só uma “enorme coincidência”.

No final deste mesmo ano, a Digital Research lançaria com DR-DOS 6.0, cheio de novidades, que deixaria o MS-DOS novamente para trás.

A versão 5 do MS-DOS foi a última desenvolvida em conjunto com a IBM, que tinham, até então, versões virtualmente idênticas.  A partir daí, cada empresa foi responsável por suas próprias releases.

Para conhecer ou relembrar:

Quem matar a saudade? Você pode fazer o download dos discos de instalação do sistema neste endereço.

E você, qual foi a última versão do MS-DOS que usou?

Vídeo promocional de lançamento do MS-DOS 5.0
Comercial MS-DOS 5.0