Em novembro de 1983, a empresa Visual Technology lançava seu próprio PC clone, o microcomputador Visual Technology 1083 Commuter, o primeiro PC portátil com tela LCD.

Com o lançamento do primeiro clone do IBM PC em 1982, a empresa Visual Technology, que já figurava entre os principais fabricantes de  terminais gráficos para sistemas de grande porte no início dos anos 80, entendeu que era capaz de produzir sua própria versão, com alguns “incrementos”.

microcomputador Visual Technology 1083 Commuter 2
Fechado

Nascia assim microcomputador Visual Technology 1083 Commuter, o primeiro modelo de IBM PC compatível portátil com tela LCD integrada, que viria a se tornar um padrão nos modelos de portáteis posteriores.

Contava com processador Intel 8088 rodando a 4.77 MHz de velocidade, 128 KB de memória RAM (expansível até 512 KB), duas unidades de disquete de 5 ¼” de 360 KB de capacidade, uma tela LCD monocromática removível de 80 x 16 caracteres e um teclado “tipo PC” completo com 83 teclas.

Embora não possuísse slots de expansão internos, dispunha de 6 portas para conexões externas na sua parte traseira, como: conector de expansão de 63 pinos, porta assíncrona, porta paralela, saída de vídeo monocromático RGB (para um monitor externo) e saída vídeo composto (para um monitor colorido ou TV).

microcomputador Visual Technology 1083 Commuter 3
Vista traseira

O Visual Technology 1083 Commuter vinha como sistema operacional o Microsoft MS-DOS 2.11 em um disquete (o mesmo do IBM PC), sendo capaz de executar basicamente os mesmos aplicativos que o original IBM.

O computador tinha ainda a engenhosa capacidade de funcionar como um “terminal” para acesso a outros computadores, funcionalidade acessível ao inicializá-lo sem um disco de sistema operacional.

Para tanto, ao se ligar o computador sem nenhum disquete na unidade, era apresentado ao usuário um menu com as seguintes opções: B – BOOT FROM DRIVE A (iniciar pelo drive A), E – EXTENDED DIAGNOSTICS (diagnósticos estendidos), S – SETUP TERMINAL PARAMETERS (configura parâmetros de terminal), T – TERMINAL MODE (modo terminal).

Mas apesar da proposta inovadora de portabilidade, ele também tinha algumas limitações, como o peso de 7.25 kg, a pequena dimensão da tela e a dependência de uma fonte de energia externa.

microcomputador Visual Technology 1083 Commuter 4
Anúncio da época

Seu display LCD removível também não oferecia nenhuma regulagem de posição, o que poderia causar algum desconforto ao usuário que tivesse uma estatura um pouco mais alta ou mais baixa que a média. Entretanto, isso podia ser facilmente contornado com o uso de um monitor externo, ao custo da perda da mobilidade

A despeito do belo projeto e do vultuoso investimento, a Visual Technology percebeu que os vendedores da empresa não estavam sendo capazes de comercializar o computador de US$ 1.995, decidindo vender todo o estoque à empresa DAK (um popular revendedor de eletrônicos nos EUA), amargando um enorme prejuízo na transação.

Seu insucesso comercial faria com que fosse finamente descontinuado em 1986.

E você, conheceu algum dos produtos da empresa Visual Technology?

Ligando um Visual Technology 1083 Commuter
Desmontando o Visual Technology 1083 Commuter