Em 11 de agosto de 1987, a gigante IBM lançava o novo membro da sua linha de computadores PS/2, o IBM PS/2 modelo 25.

Este novo computador, que era o mais barato da família, chegava com um objetivo: ser um concorrente direto do Macintosh da Apple.

microcomputador IBM PS/2 modelo 25 2
Vista interna

Para tanto, tinha até um design do tipo all-in-one (tudo-em-um) que lembrava muito o Mac original. 😊

Contava com um microprocessador Intel 8086 de 16bits, operando a uma velocidade de 8 MHz, memória RAM de 512KB, duas unidades de disquetes com capacidade de 720KB e ainda a possibilidade de instalação de um HD de 20MB opcional

microcomputador IBM PS/2 modelo 25 3
Placa principal

Talvez como uma estratégia mais competitiva, internamente dispunha de slots de expansão no padrão ISA, comumente encontrado os PCs da época, diferentemente dos demais modelos da linha PS/2 que usavam barramentos proprietários MCA (Microcanal).

microcomputador IBM PS/2 modelo 25 4
Teclado e mouse originais do IBM PS/2

Uma curiosidade deste modelo é que ele possuía duas BIOS: uma básica, denominada CBIOS, para rodar os sistemas MS-DOS e Windows e outra avançada, denominada ABIOS, para executar o IBM OS/2, sistema operacional oficial da família PS/2.

microcomputador IBM PS/2 modelo 25 5
Outros modelos da linha PS/2

Ele também traria o padrão Multicolor Graphics Adapter (MCGA) de vídeo, capaz de exibir imagens em resolução 640×480 monocromático e 320×200 com 256 cores, antecipando aquilo que viria posteriormente a ser o padrão Video Graphics Array (VGA).

microcomputador IBM PS/2 modelo 25 6
Anúncio da época

O modelo 25 ganharia posteriormente ainda dois upgrades. O primeiro em 1990, numa versão com suporte ao processador Intel 80286 e outro em 1992, quando passou a aceitar o processador de 32bits Intel 80386SX.

E você, usou algum dos modelos de computadores da linha IBM PS/2?

Review de um modelo 25 “turbinado”:
A versão 286 vista por dentro