A última régua de cálculo de 1976.

Em 11 de julho de 1976, a empresa Keuffel & Esser (K&E) fabricava sua última régua de cálculo.

Este dispositivo, inventado no século 17 por William Oughtred, teve como base os trabalhos de John Napier of Merchiston, o inventor dos logaritmos.

Em seu trabalho intitulado Rabdologiae, Napier descrevia um método que, utilizando um conjunto de barras móveis numeradas, era capaz de realizar operações de multiplicação e divisão por meio de somas. Este mecanismo, construído originalmente em peças de marfim, ficou conhecido como “Ossos de Napier”.

Voltando à régua de cálculo, este engenhoso dispositivo e que nada tinha de eletrônico, era composto de partes fixas e móveis, graduadas com estalas lineares e logarítmicas, além de um marcador deslizante. Pela associação destas partes, era possível realizar somas, subtrações, multiplicações e divisões.

Modelos capazes de calcular raízes quadradas e cúbicas, operações de exponenciação e trigonométricas também foram produzidos e usados por muito tempo por matemáticos, engenheiros e navegadores, como ferramenta de auxílio em cálculos complexos.

última régua de cálculo 2
Usada por séculos, até ficar obsoleta com a invenção das calculadoras portáteis

Era um dispositivo tão comum nos anos 50 e 60 que estudantes e profissionais andavam com elas “grudadas” em estojos fixados na cintura, da mesma forma que muitos ostentavam celulares nos anos 90 😊.

Nos anos 70, com a invenção e a popularização das calculadoras eletrônicas de bolso [1] e dos computadores pessoais [2], esta ferramenta, que serviu de apoio aos “calculistas” por tanto tempo, tornou-se obsoleta e caiu rapidamente em desuso, virando peça de museu.

Este último exemplar fabricado pela K&E hoje pertence ao museu norte-americano Smithsonian.

Quer aprender como usar uma régua dessas?  Na seção de vídeos (abaixo) você encontrará um “curso” básico de operação

E aqui neste endereço existe um simulador virtual com modelos de vários fabricantes (basta selecionar o modelo desejado).

E você, já usou uma régua de cálculo alguma vez?

Como usar uma régua de cálculo
Como funcionam os “Ossos de Napier”