Em 11 de julho de 1976, a empresa Keuffel & Esser (K&E) fabricava sua última régua de cálculo.

Este dispositivo, inventado no século 17 por William Oughtred, teve como base os trabalhos de John Napier of Merchiston, o inventor dos logaritmos.

última régua de cálculo 2
Conjunto de “Ossos de Napier” feitos em marfim

Em seu trabalho intitulado Rabdologiae, Napier descrevia um método que, utilizando um conjunto de barras móveis numeradas, era capaz de realizar operações de multiplicação e divisão por meio de somas. Este mecanismo, construído originalmente em peças de marfim, ficou conhecido como “Ossos de Napier”.

Voltando à régua de cálculo, este engenhoso dispositivo e que nada tinha de eletrônico, era composto de partes fixas e móveis, graduadas com estalas lineares e logarítmicas, além de um marcador deslizante. Pela associação destas partes, era possível realizar somas, subtrações, multiplicações e divisões.

última régua de cálculo 3
Régua de cálculo do século 18

Modelos capazes de calcular raízes quadradas e cúbicas, operações de exponenciação e trigonométricas também foram produzidos e usados por muito tempo por matemáticos, engenheiros e navegadores, como ferramenta de auxílio em cálculos complexos.

Era um dispositivo tão comum nos anos 50 e 60 que estudantes e profissionais andavam com elas “grudadas” em estojos fixados na cintura, da mesma forma que muitos ostentavam celulares nos anos 90 😊.

última régua de cálculo 4
Versões dos anos 60 e 70

Nos anos 70, com a invenção e a popularização das calculadoras eletrônicas de bolso (especialmente a HP-35) e dos computadores pessoais, esta ferramenta, que serviu de apoio aos “calculistas” por tanto tempo, tornou-se obsoleta e caiu rapidamente em desuso, virando peça de museu.

Este último exemplar fabricado pela K&E hoje pertence ao museu norte-americano Smithsonian.

última régua de cálculo 5
A IBM prometia substituir engenheiros e suas réguas de cálculo por computadores
Para conhecer ou relembrar:

Quer aprender como usar uma régua dessas?  Na seção de vídeos (abaixo) você encontrará um “curso” básico de operação

Aqui neste endereço existe um simulador virtual com modelos de vários fabricantes (basta selecionar o modelo desejado).

E você, já usou uma régua de cálculo alguma vez?

Como usar uma régua de cálculo
Como funcionam os “Ossos de Napier”