O computador Zuse Z4 de 1950

Em 12 de julho de 1950, o cientista alemão Konrad Zuse consegue finalizar e entregar o seu computador Zuse Z4.

Trata-se do primeiro computador digital “comercial” da história, criado meses antes do UNIVAC [1], que já era, contudo, eletrônico.

O Z4 foi produzido por encomenda da empresa Henschel & Son em 1942. Contudo, as dificuldades impostas pela 2ª guerra impediram que ele fosse entregue ao contratante original, permanecendo de posse de Zuse.

Mas passada a guerra (e a derrota alemã), em 1949 o matemático suíço Eduard Stiefel, depois de conhecer os modelos norte-americanos de computadores, visita os laboratórios de Zuse, onde conhece o modelo Z4.

Curioso com o dispositivo, Stiefel pede a Zuse, como teste do sistema, que o Z4 resolva uma certa equação diferencial.

Rapidamente o computador é então programado e o cálculo solicitado é processado com exatidão. Stiefel, maravilhado, fecha imediatamente a compra do computador, que seria entregue no ano seguinte no recém fundado Institute for Applied Mathematics em Zurique na Suíça.

O Z4 era um dispositivo eletromecânico feito com relés e já utilizava lógica binária em sua implementação. Sua memória era organizada em palavras de 32bits e era capaz de executar funções complexas como cálculo de raiz quadrada e seno.

Fato curioso é que no fim da guerra, Zuse, tentando proteger sua única invenção ainda não destruída pelas bombas aliadas [2], transportou o monstrengo para a cidade de Hinterstein, na região da Bavária, onde o remontou no deposito farinha de uma padaria.

Zuse viveu ali “na moita” até 1949, quando circulavam rumores de que o Z4, seu único computador ainda inteiro, pudesse estar por ali.

computador Zuse Z4 2
Zuse criou diversos outros modelos, antes e depois do Z4

A IBM tentou encontra-lo para adquiri-lo, mas coube a Eduard Stiefel a sorte de localizar Zuse nesta cidade e convence-lo a vender o computador por uma quantia generosa.

Até aquele momento, este era o único computador da Europa central.

Com a quantia ganha, Zuse monta sua própria empresa, a Zuze KG, que posteriormente venderia mais de 250 computadores em toda a Europa.

Mas o reconhecimento de Zuse como “inventor do computador” só veio anos mais tarde, depois de muito debate entre os cientistas.

Até então, o título de primeiro computador era do MARK 1 [3] americano, de 1944.

Contudo o Z3, também de Zuse, tinha sido construído anos antes, em 1941. A questão é que tudo relacionado ao Z3 (e dos antecessores Z2 e Z1) tinha sido destruído na guerra…

Foi então que numa conferência de matemáticos em 1998, durante um debate de “quem inventou o computador” que, com base em diversas evidências e documentos coletados, a maioria votou por Zuse.

Em uma de suas entrevistas, Zuse comentou que teria inventado o computador por que tinha enorme preguiça de fazer contas.

Precisamos de mais gente preguiçosa assim. 😊

Atualmente o Z4 está em exposição no Deutsches Museum, na cidade alemã de Munique.

E você, já conheceu de perto algum computador antigo como este?

Zuse Z4 no Deutches Museum
Zuse Z3 no Deutches Museum
Documentário sobre Konrad Zuse
Zuse: a invenção do computador