O computador Zuse Z3 de 1941

Em 12 de maio de 1941, o visionário engenheiro alemão Konrad Zuse terminava de construir o primeiro computador automático programável do mundo, o computador Zuse Z3.

Sendo seu terceiro modelo criado (sim, houve antes um Zuse Z1 e um Zuse Z2 e posteriormente um Zuse Z4), o Zuse Z3 era um equipamento totalmente eletromecânico, utilizando mais de 2.400 relés no lugar das problemáticas chaves mecânicas.

computador Zuse Z3 3
Diagramas criados pelo próprio Zuse durante o projeto original

Teve sua construção iniciada em 1935, sendo considerado o primeiro computador “realmente funcional” a usar o sistema binário em sua lógica interna, muito embora seus antecessores também terem utilizado o mesmo sistema.

Sua programação era feita por meio de fitas perfuradas, o que permitia que os programas pudessem ser substituídos sem que os circuitos elétricos precisassem ser alterados.

computador Zuse Z3 4
Relés originais usados na construção

Conceitualmente é considerado também por muitos o primeiro computador “Turing-Completo”, muito embora este status seja questionado por alguns cientistas, visto o Zuse Z3 não prever desvios condicionais em suas rotinas.

Criado por encomenda do governo alemão, foi usado pela força aérea em cálculos de projetos de aeronaves.

Infelizmente, o modelo original foi totalmente destruído durante os bombardeios do exército aliado na Segunda Guerra.

computador Zuse Z3 2
Placa comemorativa existente nas ruínas do apartamento da família de Konrad Suze em Berlim, de onde teriam saído suas incríveis invenções

Contudo, uma réplica construída no ano de 1961, sob supervisão do próprio Zuse, encontra-se em exposição no Deutsches Museum, na cidade alemã de Munique. 🍺 (Ein Prosit!)

E você, qual foi o primeiro computador do qual você ouviu falar?

O Z3 do museu de Munique