Em 14 de agosto de 1940, John Atanasoff, físico e professor da Universidade Estadual de Iowa/EUA, concluía o documento com a especificação do seu projeto do computador Atanasoff-Berry (ABC).

Foi o primeiro projeto da história de um computador eletrônico, utilizando válvulas eletrônicas, que adotava a lógica binária em sua arquitetura.

computador Atanasoff-Berry 2
Detalhes construtivos

Sua abordagem “eletrônica” lhe possibilitava uma velocidade de processamento sem precedentes para a época, muito superior aos projetos do germânico Konrad Zuse ou mesmo o ASCC Harvard Mark I.

Concebido em 1937, foi desenvolvido entre 1939 e 1942 por John Vincent Atanasoff, físico e matemático norte-americano de origem búlgara, em conjunto com seu aluno Clifford Berry, tendo como objetivo a solução de problemas matemáticos do tipo “sistemas de equações lineares”, sendo capaz de resolver sistemas com até 29 equações.

Pesando 315 Kg e ocupando o espaço equivalente ao de uma mesa de escritório, foi construído nos porões da universidade utilizando 280 válvulas eletrônicas e 1,6Km de fios para as conexões elétricas.

computador Atanasoff-Berry 3
Vista superior, onde pode ser observado o tambor de memória

Sua memória era organizada em 60 palavras de 50 bits, resultando numa capacidade total de 3000bits.

Era capaz de realizar 30 somas/subtrações por segundo, não sendo, contudo, um dispositivo programável, como os seus sucessores.

Mas seu pioneirismo ficou oculto por bastante tempo, dado que muitos anos o ENIAC norte-americano e o Colossus Mark I britânico disputavam a “fama” de ter sido o primeiro computador eletrônico da história.

Isso porque em 1941, John William Mauchly, um físico da Universidade da Pensilvânia, havia visitado Atanasoff e conhecido o computador Atanasoff-Berry. Na oportunidade, Mauchly havia ficado extremamente impressionado com a máquina, trocando no período seguinte correspondências com Atanasoff sobre os princípios do computador digital.

Em 1943, Mauchly e o seu colega John Adam Presper Eckert Jr projetariam o ENIAC, que ficaria conhecido como primeiro computador eletrônico programável, utilizado para fins militares. Para continuar desenvolvendo o projeto, Fundariam em 1947 a Eckert–Mauchly Computer Corporation (EMCC).

computador Atanasoff-Berry 4
Detalhes de seus componentes

Fato é que, em 1964, John Adam Presper Eckert Jr e John William Mauchly, obtiveram a patente do ENIAC, levando assim os louros de terem criado o primeiro computador eletrônico. Atanasoff nunca chegou a patentear suas ideias.

Isso perduraria até a decisão do processo judicial movido em 1967 pela empresa Honeywell contra a empresa Sperry-Rand (que havia adquirido a empresa EMCC de Eckert e Mauchly), que pedia a derrubada da patente do ENIAC.

A Honeywell alegava em sua petição que o projeto do ENIAC tinha sido, na verdade, baseado nos trabalhos de Atanasoff no computador Atanasoff-Berry, o que ficou claramente demonstrado nos autos.

computador Atanasoff Berry 6
John Atanasoff era oficialmente reconhecido como inventor do computador digital eletrônico

Ao final do processo, em 19 de outubro de 1973, a sentença do juiz Earl R. Larson invalidava a patente do ENIAC e concedia à Atanasoff a paternidade do primeiro computador digital eletrônico da história”.

Uma vitória tardia, mas justa, para um homem cujas contribuições para a tecnologia da informação foram, por muito tempo, subestimadas e negligenciadas.

Atanasoff receberia ainda vários prêmios e honrarias pelo seu feito, como o Prêmio Pioneiro da Computação em 1984, a Medalha Holley em 1985 e a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação em 1990, todos nos EUA.

Ele faleceu em 1995, aos 91 anos, deixando um legado de inovação e criatividade para as gerações futuras.

computador Atanasoff-Berry 5
Os criadores

O protótipo original do ABC foi perdido durante uma reforma na Universidade em 1948. Contudo, em 1997, um grupo de pesquisadores reconstruiu uma réplica, que deste 2010 está em exposição no Computer History Museum dos EUA.

Leia aqui a patente original do ENIAC, anulada ela decisão judicial:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

E você, qual o computador mais antigo que você já ouviu falar?

O ABC em operação
Palestra de Atanasoff de 1980