Em 27 de abril de 1893, o inventor Franz Xaver Wagner dava entrada com o pedido de patente que originaria a famosa máquina de escrever Underwood, a mãe das máquinas de escrever modernas.

Nesta altura, a ideia de uma “máquina para escrever” já não era um conceito, digamos, novo na humanidade, tendo os primeiros rudimentares exemplares dos quais se têm notícia surgido ainda no século 16.

Desde então, diversas novas abordagens e soluções técnicas foram sendo gradativamente acrescentadas, por inventores ao redor de todo o globo terrestre.

maquina de escrever Underwood 2
O documento de patente de Franz Xaver Wagner, submetido na data de hoje e concedido em 31 de julho de 1894

Eis que, em 1868, a primeira máquina de escrever “utilizável” era patenteada pelos inventores estadunidenses Christopher Latham Sholes, Frank Haven Hall, Carlos Glidden e Samuel W. Soule, projeto que contemplava também a proposta original de um leiaute para organização de teclas, que ficaria conhecido como “QWERTY“, até hoje utilizado nos teclados de computadores.

Após adquirir os direitos dos demais parceiros, Sholes faria um acordo comercial com a então fabricante de máquinas de costura E. Remington and Sons”, que produziria e comercializaria a nova Sholes and Glidden Type-Writer”, de onde a expressão “typewriter” (máquina de escrever) se originaria.

A empresa viria a se tornar um dos grandes fabricantes de máquinas de escrever, sendo rebatizada em 1902 como “Remington Typewriter Company” e que, após uma fusão em 1927, formaria a “Remington Rand”, responsável pela fabricação do histórico computador UNIVAC em 1951.

Mas o dispositivo criado por Sholes tinha um “porém”: as hastes com os caracteres a serem impressos (os tipos) atingiam a folha de papel por baixo, de forma que o digitador não conseguia visualizar o que estava sendo impresso, sistema conhecido como “blind typing” (digitação às cegas).

maquina de escrever Underwood 3
Um protótipo atribuído a Wagner, que seria precursor do primeiro modelo Underwood

Esta história mudaria completamente em 1893, quando o inventor Franz Xaver Wagner, imigrante alemão radicado nos EUA, patentearia seu mecanismo revolucionário, inventado por ele em conjunto com seu filho anos antes.

Diferentemente das tecnologias até então utilizadas, o mecanismo de Wagner acrescentava ao sistema uma haste móvel, que repousa na horizontal, mas que realiza um movimento de giro de 90º para cima quando uma tecla é pressionada, atingindo a folha de papel pela frente e possibilitando ao digitador visualizar o que está sendo impresso.

Algo que hoje nos parece óbvio, mas que foi um divisor de águas no universo das máquinas de escrever, influenciando todos os futuros modelos produzidos desde então.

maquina de escrever Underwood 4
Sede da Underwood Typewriter Company no início do século 20

No mesmo ano Wagner fundaria a empresa Wagner Typewriter Company, com o intuito de produzir e comercializar seu invento.

Precisando de dinheiro, Wagner venderia sua invenção para o empresário John Thomas Underwood em 1895, que fundaria no mesmo ano a histórica Underwood Typewriter Company e que praticamente dominaria o mercado de máquinas de escrever nas décadas seguintes.

Mas, passada a Segunda Grande Guerra, o negócio da Underwood já estava em franco declínio.

maquina de escrever Underwood 5
Anúncios da época

Por um lado, em função das máquinas Underwood durarem praticamente até a eternidade, sem apresentar defeitos e não precisarem ser substituídas por novas. Por outro, pela ausência de algo “novo” que pudesse vir a substituir o equipamento “perfeito”.

Isso culminaria com a venda da empresa, em 1959 , para a italiana Olivetti, passando a atuar no segmento de calculadoras eletromecânicas, agora sob a denominação Olivetti-Underwood.

O triste fim das empresas inovadoras que produziram uma tecnologia dominante por décadas, mas que ficaram ancoradas ao seu único produto de sucesso avassalador. Até o dia que esse sucesso passa, ou é suplantado por algo novo.

Íntegra do documento original de patente:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

E você, qual era seu modelo de máquina de escrever preferido?

Realizando a limpeza de um antigo modelo Underwood
Uma Underwood #5 em ação
Como usar uma máquina de escrever