Em 14 de junho de 1822, o matemático e engenheiro britânico Charles Babbage anunciava a invenção que ficaria conhecida como a Máquina Diferencial de Babbage.

Esta história começaria quando o ainda jovem matemático, sentado em umas das salas da Universidade de Cambridge e olhando fixamente para diversas tabelas de logaritmos pensou: “estas tabelas poderiam ser todas calculadas por uma máquina”.

Nascia aí a ideia da sua Máquina Diferencial.

Máquina Diferencial de Babbage 2
O histórico artigo

Anos depois, em 14 de junho de 1822, sua invenção era anunciada por meio do artigo Note on the application of machinery to the computation of astronomical and mathematical tables” (“Nota sobre a aplicação de máquinas para o cálculo de tabelas astronômicas e matemáticas”), submetido à apreciação da entidade inglesa Royal Astronomical Society.

Tratava-se de um dispositivo mecânico, composto por eixos e engrenagens, capaz de computar equações polinomiais e imprimir os resultados sob a forma de tabelas.

Máquina Diferencial de Babbage 3
Um dos diagramas originais do projeto de Babbage

O anúncio do artigo de Babbage despertou o interesse do governo inglês, dado que a construção dessas tabelas era algo demorado e que custava caro à coroa. Deram então à Babbage £1.700 para financiar o início do projeto.

Mas nem tudo saiu como planejado… A tecnologia da época não era capaz de construir, com custos baixos, as engrenagens e partes mecânicas de alta precisão exigidas pelo seu dispositivo.

Ao longo das décadas seguintes, Babbage tentaria concluir sua máquina (incluindo as novas versões), consumindo ao todo £17.000 libras do governo inglês e outro tanto de seu próprio patrimônio, mas subestimou a complexidade mecânica do seu próprio invento.

Máquina Diferencial de Babbage 4
O genial Babbage

Fato é que Babbage nunca chegou a ver uma de suas criações completamente construídas, sendo necessário mais um século de evolução tecnológica para que os primeiros computadores saíssem do campo das ideias.

Em 1991, o Science Museum de Londres, com base nos projetos originais de Babbage, construiu finalmente uma versão funcional da Máquina Diferencial nº 2, provando que ela teria funcionado se completada.

E você, qual o tipo de dispositivo de cálculo mais antigo que já utilizou?

As máquinas de Babbage