Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 15 de março de 1984, a brasileira Microdigital lançava seu primeiro computador “tipo” Apple II, o microcomputador Microdigital TK-2000 color.

A Microdigital Eletrônica Ltda, empresa brasileira fundada no ano de 1981 em São Paulo, pelos irmãos George e Tomas Kovari (daí a sigla “TK” 😊), já havia lançado outros modelos de computadores como os TK-82, TK-83 e TK-85 obtendo relativo sucesso. Todos eles “clones” de modelos da empresa britânica Sinclair.

microcomputador Microdigital TK-2000 2
Vistas externas

Anunciado durante a III Feira Internacional de Informática, realizada em outubro do ano anterior no Parque Anhembi/SP, o Microdigital TK-2000 começava a ser efetivamente comercializado no dia de hoje.

Primeiro microcomputador de “maior porte” da empresa, e o primeiro fora da linha de clones Sinclair, o Microdigital TK-2000 buscava um espaço para se posicionar no topo da categoria de computadores de uso doméstico no Brasil, segmento em que a Microdigital já era líder.

Anunciado como um Apple II “compatível” (na verdade um clone do micro taiwanês Micro-Professor MPF-II), seguindo o movimento de mercado, era no fundo uma “simplificação” da arquitetura, suprimindo algumas características do modelo no qual foi inspirado. Isso resultava numa compatibilidade parcial com o modelo Apple II+ original, o que fazia com que muitos dos programas do Apple II não funcionassem nele. Ao menos não sem alguns ajustes e adaptações.

microcomputador Microdigital TK-2000 3
Placa principal

Contava com um microprocessador de 8 bits Rockwell 6502 (MOS 6502) operando a 1,02MHz de velocidade, memória RAM de 64KB, memória ROM de 16KB (que incluía o interpretador AppleSoft BASIC e um monitor/assembler), teclado de 54 teclas tipo “profissional”, gerador de som de 4 oitavas, além de conexões externas para expansão, joystick, TV/Monitor, gravador K7 (2 portas), impressora e fonte externa de alimentação.

O Microdigital TK-2000 podia ainda ganhar uma unidade externa de disquetes de 5 ¼” com capacidade de até 140KB por face, através do uso de um “cartucho” controlador que podia ser colocado no conector lateral de expansão.

microcomputador Microdigital TK02000 4
A cópia norte-americana do nosso TK-2000 #SQN

Chamava especial atenção o design do seu gabinete, “fortemente inspirado” no modelo estadunidense Atari 1200XL, que, além da aparência, não tinha mais nenhuma outra similaridade com o modelo brasileiro. Estes americanos e sua mania de copiar nossas coisas. #SQN 😊

Outra novidade era seu teclado “profissional” de acionamento mecânico, que “destoava” dos modelos anteriores da empresa, baseados nos não tão adorados teclados de membrana e de borracha (chiclete).

A possibilidade de conexão de dois gravadores simultaneamente ao computador, dava também aos usuários uma flexibilidade incomum nos modelos concorrentes.

microcomputador Microdigital TK-2000 5
A interface que permitia conectar uma unidade de disquetes ao TK-2000.

Em relação ao software, o interpretador de linguagem BASIC integrado era altamente compatível com o Applesoft BASIC do modelo estadunidense, a exceção dos comandos FLASH, IN$ e PR$ (inexistentes) e dos comandos GR e HGR (que tinham comportamento diferente do Apple).

Outro ponto que gerava incompatibilidade eram as situações de acesso direto à endereços de memória, visto que, em função da forma como sua memória estava organizada e do conteúdo distinto da ROM, estes acessos pudessem resultar em erros de execução.

Soma-se ainda o fato de que, diferentemente dos Apple II originais, o Microdigital TK-2000 não dispunha dos adorados slots de expansão, o que poderia afugentar usuários que desejassem dar a ele algum uso mais profissional. Para o usuário doméstico, contudo, isso não chegava a ser um problema.

microcomputador Microdigital TK 2000 6
Anúncios da época

Dado seu relativo sucesso, no ano seguinte, a Microdigital lançaria ainda a versão Microdigital TK-2000 II, que, no fundo, tinha como diferença apenas a existência de uma segunda versão com 128KB de memória RAM, o dobro do modelo básico.

Mas com o lançamento do Microdigital TK-3000 IIe em 1986, agora totalmente compatível com o Apple II, o TK-2000 foi gradativamente perdendo espaço, até ser definitivamente descontinuado em 1987.

Para conhecer ou relembrar:

Acesse aqui as íntegras do Manual de Operação e do Manual Técnico do TK-2000.

microcomputador Microdigital TK 2000 7
Um TK-2000 virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!


E você, teve algum dos modelos do Microdigital TK-2000?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Rodando o jogo Karateka em um TK-2000
Comparando as versões do jogo Pitfall do TK-2000 e Apple II
Jogo Autoestrada no TK-2000
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *