Em junho de 1985, o microcomputador Microdigital TK-90X era lançado pela empresa brasileira Microdigital Eletrônica Ltda.

A Microdigital, fundada no ano de 1981, em São Paulo, pelos irmãos George e Tomas Roberto Kovari (olha de onde veio a sigla “TK” 😊), já havia lançado diversos modelos de computadores como os TK-82, TK-83, TK-85 e TK-2000, obtendo relativo sucesso. Todos “clones” de modelos existentes fora do país.

microcomputador Microdigital TK 90X 2
Alguns dos acessórios lançados

Mas foi com o TK-90X que a empresa realmente “bombou”. Tratava-se de mais um clone, agora do bem-sucedido computador britânico Sinclair ZX Spectrum, capaz de gerar imagens coloridas, muito superiores àquelas P&B dos primeiros modelos dos “TK”.

E já chegava com uma biblioteca de aplicativos e jogos gigantesca, herdada do modelo original, o que sem dúvida era um enorme apelo comercial.

microcomputador Microdigital TK 90X 6
Placa principal

Contava com um microprocessador de 8bits Zilog Z-80A, rodando a 3,58MHz de velocidade, memória RAM de 16 ou 48KB, memória ROM de 16KB, interpretador de linguagem BASIC residente, teclado tipo “chiclete” com 40 teclas de borracha, slot de expansão e conexões externas para gravador K7, Joystick, TV e fonte de alimentação.

Aqui vale salientar um grande feito da Microdigital ao criar sua cópia do ZX Spectrum: realizar engenharia reversa do chip de nome “ULA”, fabricado especificamente pela Sinclair para o modelo original e que não era comercializado para outras empresas.

microcomputador Microdigital TK-90X 4
Reflexos de uma época: dois anúncios seguidos, cada um com um preço “de lançamento” diferente.

Mas embora prometesse total compatibilidade com o ZX Spectrum original, na prática, as coisas não eram bem assim…

microcomputador Microdigital TK 90X 3
O “irmão” TK-95 , lançado no ano seguinte, com uma série de melhorias.

Isso porquê a Microdigital fez mudanças na programação da ROM do computador que acabaram gerando algumas incompatibilidades com o modelo original, muito embora também trouxessem melhorias, como a criação de novos comandos e a interessante funcionalidade de poder reprogramar os caracteres.

Apesar do grande sucesso de vendas, tanto no Brasil quando em outros países da América do Sul, sua existência foi eclipsada pelo lançamento, no mesmo ano, de versões nacionais da linha japonesa MSX, bem superior em recursos. Isso fez com que o TK-90X e seu sucessor TK-95 (lançado no ano seguinte) não sobrevivessem por muito tempo.

microcomputador Microdigital TK-90X 5
Um Microdigital TK-90X virtual rodando no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve um TK-90X ou TK-95?

50 jogos em 10 minutos
Nossos amigos do site Retrópolis entrevistam Cláudio Cassens, ex-funcionário que conta a história da Microdigital