Em janeiro de 1986, a britânica Sinclair Research lançava no Reino Unido (UK) seu novo modelo, o microcomputador Sinclair ZX Spectrum 128.

Chegando para assumir o lugar do seu antecessor “ZX Spectrum +” (ou “plus”), era agora “de fato” um upgrade do bom e velho ZX Spectrum, visto que o modelo Plus basicamente trazia mudanças cosméticas.

O microcomputador Sinclair ZX Spectrum 128 de 1986 3
Vista externa

Parecia bastante com ele inclusive, dessa vez com a marca SINCLAIR em vermelho no gabinete e um grande dissipador de calor externo, ao seu lado direito, que lhe renderia o carinhoso apelido de “Torradeira”.

Mantendo a mesma CPU dos seus predecessores, o Zilog Z-80A, contava agora com 128KB de memória RAM, memória ROM de 32KB, um chip de som AY-3-8912, conexões externas do tipo serial RS-232, K7, MIDI, expansão, fonte e vídeo RGB.

O microcomputador Sinclair ZX Spectrum 128 de 1986 2
Vista dos componentes internos

Ao ser ligado, em vez do habitual interpretador BASIC, era apresentado ao usuário um menu, onde ele poderia escolher entre as seguintes opções:

• Tape Loader: para carga de programas a partir de uma fita k7.
  • Calculator: uma calculadora com um analisador de expressões integrado.
  • Tape Tester: para testar os níveis de gravação/leitura em fita.
  • 128 BASIC: interpretador BASIC aprimorado, com funções estendidas para uso dos novos recursos, como a interface MIDI e chip de áudio.
  • 48 BASIC: interpretador BASIC compatível com o ZX Spectrum original, incapaz porém de utilizar os novos recursos.

Visto que a o microprocessador Z-80 utilizado nele ser capaz de endereçar apenas 64KB de memória, o acesso à memória extra se dava por meio do chaveamento de bancos, composto de um total de oito blocos (páginas) de 16 KB, alocadas na porção superior da memória.

O microcomputador Sinclair ZX Spectrum 128 de 1986 4
Anúncio da época

A bem da verdade, uma primeira versão deste modelo já havia sido lançada na Espanha no final de 85, com algumas diferenças, incluindo um teclado numérico reduzido externo. O modelo foi desenvolvido em parceria com a empresa espanhola Investrónica, servindo de base para o posterior modelo britânico.

A Sinclair adiaria, contudo, sua comercialização no UK, visto que ainda tinha estoques encalhados do ZX Spectrum +”.

De qualquer forma, o novo modelo teve uma vida curta na terra da rainha, sendo rapidamente substituído pelo “ZX Spectrum +2”.

O ZX Spectrum 128 foi o último modelo da empresa antes da empresa Amstrad assumir a marca Sinclair em 1986.

O microcomputador Sinclair ZX Spectrum 128 de 1986 5
Um Sinclair ZX Spectrum 128 virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, qual o melhor modelo do ZX Spectrum na sua opinião?

Um ZX Spectrum 128 por fora e por dentro
Reparando um ZX Spectrum 128