Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em outubro de 1983, a brasileira Microdigital Eletrônica Ltda anunciava seu novo modelo Microdigital TK-83, mais um dos clones do Sinclair ZX-81.

A Microdigital Eletrônica Ltda foi uma empresa brasileira de tecnologia sediada em São Paulo, fundada no ano de 1981 pelos irmãos George e Tomas Kovari (ahhh o “TK” vem daí! 😊).

microcomputador Microdigital TK-83 2
Vistas externas

A empresa, que já vinha se aventurado na fabricação de computadores domésticos, com seus modelos Microdigital TK-82C (de 1981) e Microdigital TK-85 (lançado em março de 1983), ambos “clones” do lendário computador inglês Sinclair Research ZX-81, apresentava agora, durante a terceira edição da Feira Internacional de Informática do Anhembi/SP, seu novo “remake” do ZX-81: o Microdigital TK-83.

Sendo, no fundo, um “upgrade” do Microdigital TK-82c, o qual chegava para substituir, o novo computador doméstico da Microdigital não apresentava graaaandes novidades.

microcomputador Microdigital TK-83 3
Vista interna

Chamava a atenção sua nova carcaça, mais estilosa e na cor dourado metálico (ou seria champagne? 😊), que tinha formato e dimensões muito próximas do Sinclair ZX-81 original.

Outra pequena novidade era a inclusão, na própria placa, do circuito para a função SLOW, que permitia ao usuário acompanhar rotinas que mostrassem informações na tela na medida em que instruções eram executadas, ao custo de uma redução de performance de mais de 70%.

microcomputador Microdigital TK-83 4
Anúncios da época

Com o restante do hardware praticamente sem modificações, o novo micro contava com microprocessador Zilog Z-80 operando a 3,25MHz, 2KB de memória RAM (expansível teoricamente à 64KB), 8KB de memória ROM, teclado tipo “membrana” com 40, interpretador BASIC nativo, porta de expansão traseira, além de conectores para gravador K7, joystick, TV e alimentação.

Mas sua chegada num mercado super concorrido, cheio de alternativas mais poderosas (como o próprio TK85 da mesma empresa), faria com que o Microdigital TK-83 tivesse vida curta, deixando de ser anunciado já no final do ano seguinte.

microcomputador Microdigital TK-83 5
Um TK-83 virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!


E você, chegou a utilizar o Microdigital TK-83?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *