Em outubro de 1983, a empresa brasileira Engebrás lançava o microcomputador Engebrás AS-1000, mais um dos clones brazucas do Sinclair ZX-81.

Apresentado pela empresa Engebrás Eletrônica e Informática Ltda durante a terceira edição da Feira Internacional de Informática do Anhembi/SP, o microcomputador Engebrás AS-1000 era outro dos “frutos” do período brasileiro da política de reserva de mercado.

Seguindo a tendência das empresas brasileiras da época de criar ”clones” de computadores estrangeiros de sucesso, o Engebrás AS-1000 foi mais um dos vários clones brasileiros do Sinclair ZX-81.

Tinha como diferenciais em relação ao modelo original a memória interna, já ampliada para 16KB, vídeo em modo normal ou reverso e a fonte de alimentação, que vinha embutida no próprio gabinete.

microcomputador Engebrás AS-1000 2
Anúncio da época

O material publicitário prometia ainda “saída para qualquer impressora”, embora uma porta de conexão não estivesse disponível de série, citando também a disponibilidade de modem e armazenamento tipo “speed file“. Provavelmente sob a forma de módulos de expansão nunca lançados.

Assim como outros clones nacionais do Sinclair ZX-81, contava com um microprocessador Zilog Z-80 rodando a 3,25MHz, memória RAM de 16KB (expansível até 48KB), memória ROM de 8KB, teclado tipo membrana com 40 teclas, além de portas externas de conexão para TV, gravador K7, expansão e joystick.

Nascendo num mercado já com forte concorrência, tendo como rivais empresas de peso como Microdigital e Prológica, o Engebrás AS-1000 não chegou a alcançar um grande sucesso de mercado.

E você, utilizou um Engebrás AS-1000?