O microcomputador Engebrás AS-1000 de 1983
Em outubro de 1983, a empresa brasileira Engebrás lançava o microcomputador Engebrás AS-1000, mais um dos clones brazucas do Sinclair ZX-81.
Apresentado pela empresa Engebrás Eletrônica e Informática Ltda durante a terceira edição da Feira Internacional de Informática do Anhembi/SP, o microcomputador Engebrás AS-1000 era outro dos “frutos” do período brasileiro da política de reserva de mercado.
Seguindo a tendência das empresas brasileiras da época de criar ”clones” de computadores estrangeiros de sucesso, o Engebrás AS-1000 foi mais um dos vários clones brasileiros do Sinclair ZX-81.
Tinha como diferenciais em relação ao modelo original a memória interna, já ampliada para 16KB, vídeo em modo normal ou reverso e a fonte de alimentação, que vinha embutida no próprio gabinete.
O material publicitário prometia ainda “saída para qualquer impressora”, embora uma porta de conexão não estivesse disponível de série, citando também a disponibilidade de modem e armazenamento tipo “speed file“. Provavelmente sob a forma de módulos de expansão nunca lançados.
Assim como outros clones nacionais do Sinclair ZX-81, contava com um microprocessador Zilog Z-80 rodando a 3,25MHz, memória RAM de 16KB (expansível até 48KB), memória ROM de 8KB, teclado tipo membrana com 40 teclas, além de portas externas de conexão para TV, gravador K7, expansão e joystick.
Nascendo num mercado já com forte concorrência, tendo como rivais empresas de peso como Microdigital e Prológica, o Engebrás AS-1000 não chegou a alcançar um grande sucesso de mercado.
E você, utilizou um Engebrás AS-1000?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Mais em:
- O microcomputador Sinclair ZX81 de 1981
- O microcomputador Microdigital TK-83 de 1983
- O microcomputador Microdigital TK-85 de 1983
- O microcomputador cdSE Apply 300 de 1983
- O microcomputador Prológica CP-200 de 1982
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: