Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em junho de 1994, a Microsoft lançava o sistema operacional Microsoft MS-DOS 6.22, sua última versão autônoma.

Tá, vai…. no Windows 95/98/ME ele ainda estava lá escondido… Mas esta foi a última versão “independente” a ser produzida. 😃

O aclamado sistema operacional (SO) MicroSoft Disk Operating System, mais conhecido pela sigla “MS-DOS”, ou apenas “DOS” para os íntimos, foi o sistema criado pela Microsoft, lá em 1981, para fazer o então novíssimo “IBM PC” funcionar.

sistema operacional Microsoft MS-DOS 6.22 2
A caixa do sistema e seus três disquetes de instalação

Não foi a primeira escolha da IBM, que tinha em mente o sistema operacional Digital Research CP/M para esta missão, mas com a dificuldade nas negociações com a Digital Research (DRI), acabou procurando a Microsoft na tentativa de encontrar um sistema para seu novo computador. E encontrou 😊.

Esta nova versão surgiria em decorrência de uma disputa judicial entre a Microsoft e a empresa Stac Electronics, criadora do algoritmo de compressão Stacker utilizado como base para o desenvolvimento do aplicativo DoubleSpace, grande estrela da versão Microsoft MS-DOS 6.0.

MS-DOS 6.21

Tendo perdido a disputa, a ordem judicial determinava que a Microsoft recolhesse do mercado todos os exemplares do MS-DOS 6.2 irregulares e ainda não vendidos ao redor do mundo.

sistema operacional Microsoft MS-DOS 6.21
A solução “quebra-galho” MS-DOS 6.21

Para que não ficasse sem um produto para venda, a Microsoft seria obrigada a lançar, em março de 1994, a versão MS-DOS 6.21, uma saída temporária que apenas removia o aplicativo de compressão.

Nasce o MS-DOS 6.22

A solução definitiva chegaria em seguida, com esta nova versão MS-DOS 6.22, que trazia agora o programa DriveSpace para compactação de disco, uma versão licenciada do aplicativo DoubleDisk da empresa VertiSoft Systems, cerca de 5% mais lento que o DoubleSpace.

sistema operacional Microsoft MS-DOS 6.22 3
Interface de texto típica do sistema

Podendo ser instalada como uma atualização da versão MS-DOS 6.0, nova versão Microsoft MS-DOS 6.22 foi a última versão ainda capaz de ser executada nos antigos processadores de 16bits Intel 8088, Intel 8086 e Intel 80286.

Foi também a última versão autônoma do SO, com as versões MS-DOS 7.0 e posteriores sendo parte integrante dos sistemas Microsoft Windows 95, Microsoft Windows 98 e Microsoft Windows ME.

Para conhecer ou relembrar:

Se tiver curiosidade, versões antigas do MS-DOS estão disponíveis para download aqui neste endereço.

Você pode também matar a saudade do procedimento de instalação executando uma versão do MS-DOS 6.22 que roda direto no seu navegador.


E você, que lembranças tem da versão MS-DOS 6.22?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Instalando o MS-DOS 6.22
Comparativo entre o DoubleSpace e o DriveSpace
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *