Em 07 de outubro de 2003, a finlandesa Nokia lançava o smartphone Nokia N-Gage, seu híbrido telefone-console portátil de videogame.

Criado pela histórica empresa finlandesa de tecnologia NOKIA, o Nokia N-Gage foi uma proposta de dispositivo híbrido revolucionário, projetado para atender às necessidades de jogadores que desejavam jogar videogames de qualidade em um dispositivo portátil, enquanto ainda mantinham a funcionalidade de um telefone celular.

Era uma tentativa ousada de criar um dispositivo “tudo-em-um“, que eliminasse a necessidade de transportar tanto um telefone quanto um console de jogos separados, o que vinha se tornando comum entre os usuários da época.

smartphone Nokia N-Gage 2
As “entranhas” do N-Gage

Esta “ousadia” também era notada em função de um outro objetivo o qual NOKIA buscava alcançar com o N-Gage: competir com a Nintendo e seus portáteis Game Boy.

De cara, o equipamento já chamava a atenção por seu design inovador, assemelhado aos modelos de controles de videogame da época, com uma tela central e botões de controle laterais.

Contava com uma CPU de 32bits ARM 920T rodando a 104MHz, memória RAM de 16MB (3,49MB livres), memória ROM de 16MB, tela de 2,1” com resolução de 176×208 pontos e 4096 cores, slot para cartão de memória MMC (o “cartucho” do jogo), conexão bluetooth, reprodutor MP3 e teclado com botões para controle de jogos e discagem telefônica.

Mas esta sua estética “gamer, que fazia dele um dispositivo elegante para se jogar, vinha ao custo de uma aparência “desajeitada”, quando a necessidade fosse fazer chamadas telefônicas tradicionais. 😊

E era exatamente aí onde se concentravam a maior parte das críticas dos usuários, visto que, para que pudesse ser realizada uma ligação, era necessário segurar o dispositivo de lado, o que muitas pessoas achavam desconfortável e pouco prático.

smartphone Nokia N-Gage 3
Anúncios da época

Outro ponto de reclamações estava relacionado ao slot para jogos, que obrigava a remoção da tampa traseira e a retirada da bateria para sua troca.

Seu formato peculiar “curvadinho”, que se assemelhava à uma das iguarias da culinária mexicana, faria ainda com que ganhasse o carinhoso apelido de “taco phone”. 🌮

Quanto ao seu software, tinha como sistema operacional o conhecido Symbian S60 6.1, que equipava diversos modelos populares da época.

Em relação aos jogos, que somariam por volta de 50 títulos, o Nokia N-Gage ganharia versões de sucesso de jogos conhecidos como “Tomb Raider”, “Sonic N” e “The Elder Scrolls Travels: Shadowkey”, que demonstrariam a capacidade do dispositivo de fornecer experiências de jogo comparáveis às dos consoles portáteis dedicados.

smartphone Nokia N-Gage 4
O N-Gage QD, segundo modelo

Tentando responder às críticas relacionadas ao seu design e reviver a popularidade do dispositivo, a Nokia lançaria no ano seguinte, em 26 de maio de 2004, a versão revisada e aprimorada Nokia N-Gage QD, menor e mais arredondada, reposicionando o slot de cartuchos e o conetor de fone de ouvido.

Mas apesar de sua proposta inovadora e das alegadas 3 milhões de unidades vendidas, o Nokia N-Gage enfrentaria grandes desafios no mercado, fracassando no seu objetivo de competir com os consoles portáteis, o que faria com que fosse descontinuado em 24 de fevereiro de 2006.

De qualquer forma, embora tenha resultado em um insucesso comercial, sua abordagem inovadora anteciparia a convergência de dispositivos com a qual hoje convivemos, com smartphones capazes de rodar uma ampla variedade de jogos.

E você, quais foram os melhores modelos de telefones para jogos na sua opinião?

Tirando da caixa um N-Gage
Trocando o cartucho do N-Gage