Em outubro de 1970, a Intel lançava o chip de memória DRAM Intel 1103, a primeira “RAM Dinâmica” da história.

A saga da empresa no universo das memórias começaria em 1969, um ano depois da fundação da empresa, com o lançamento do seu primeiro produto de sucesso, a Intel 3101, uma memória RAM estática de 64bits baseada na tecnologia Schottky bipolar.

No mesmo ano, introduziriam o modelo Intel 1101, uma nova versão de RAM estática, agora com 256bits de capacidade, sendo a primeira a utilizar a tecnologia MOS Silicon Gate.

memória DRAM Intel 1103 3
Estrutura lógica de funcionamento

Muito embora este modelo tivesse uma construção complexa e oferecesse pouca capacidade de armazenamento, a tecnologia foi aproveitada com sucesso na produção de registradores de deslocamento, responsáveis por uma boa parte do faturamento da empresa nos anos seguintes.

Neste ínterim, a empresa trabalhava em dois novos projetos de memória RAM, agora utilizando-se da abordagem de RAM dinâmica (DRAM) com células de armazenamento de três transistores.

O desenvolvimento do primeiro deles, o Intel 1102, foi realizado em parceria com a empresa Honeywell, nunca chegando a ser comercializado.

memória DRAM Intel 1103 2
Vista ao microscópio

Já o segundo projeto, concebido exclusivamente pela equipe de Bob Abbott da Intel, mas exaustivamente testado com o apoio do parceiro Honeywell, chegaria no final de 1970 ao mercado.

Era a primeira vez que quantidades significativas de dados podiam ser guardadas em único circuito integrado.

Nascia aí o chip que seria um divisor de águas da história da microeletrônica e dos computadores: o Intel 1103.

Com 1kilobit de capacidade, este foi o primeiro circuito integrado a implementar a tecnologia das DRAM, que eram muito mais baratas, menores e consumiam menos energia que as memórias de núcleo magnético usadas nos computadores até então.

memória DRAM Intel 1103 3
Anúncio que declarava o fim das memórias de núcleo magnético

Embora na época fosse ainda um dispositivo lento, difícil de fabricar e de usar, gradativamente foi substituindo as memórias de núcleo magnético, comprovando que a tecnologia era, não só viável, quanto um grande avanço em relação a estas últimas.

Rapidamente tornou-se um padrão de mercado, ocupando em 1972 o posto de chip de memória mais vendido no mundo, presente em quase 80% dos computadores fabricados na época.

As DRAM continuam até hoje em uso em nossos computadores, com muito mais capacidade e velocidade, claro. 😊

E você, lembra qual capacidade de memória RAM tinha seu primeiro computador?

Dave House e Ted Hoff contam a história do Intel 1102 e 1103
Dave House e Ted Hoff contam a história do Intel 1102 e 1103 (continuação)