Em 03 de junho de 1984, o microcomputador Commodore Plus/4 era lançado pela estadunidense Commodore Business Machines.

O Commodore Plus/4, originalmente denominado Commodore 264, foi um computador pessoal da Commodore Business Machines (CBM) apresentado publicamente meses antes, em 7 de janeiro de 1984, durante a feira Consumer Electronics Show (CES), como um dos membros da nova linha de computadores planejados pela empresa para suceder ao lendário Commodore 64.

O Commodore Plus/4 trazia embutidos em sua ROM quatro aplicativos básicos (daí o nome plus/4): editor de textos, planilha eletrônica, banco de dados e editor gráfico.

Commodore Plus/4
Anúncio da época

Estes aplicativos podiam ser acessados apertando um dos botões de função existentes acima do teclado. Com estas funcionalidades integradas, a empresa buscava atingir uma fatia do segmento corporativo.

Equipado com um microprocessador MOS 7501 (ou 8501) rodando a 1,76 MHz, tinha 64Kb de memória RAM, 64KB de memória ROM e o novo chip TED 7360, que unificava as funções de áudio, vídeo e controle de dispositivos de entrada/saída. Trazia também um interpretador Microsoft BASIC versão 3.5 integrado, com 50 novos comandos em relação à versão anterior.

microcomputador Commodore Plus 4 6
Placa principal

Mas embora tenha conseguido relativo sucesso na Europa, foi um fiasco na sua própria terra.

Uma das possíveis causas do seu insucesso foi o fato dele ser totalmente incompatível com a enorme biblioteca de softwares existentes para o campeão de vendas Commodore 64.

Commodore 16 e 116

Outra possível causa era que, nesta altura, os computadores IBM PC compatíveis começavam a ter preços mais baixos, levando muitos usuários a migrar para esta plataforma.

Commodore 16 e Commodore 116

Nesta mesma data de 03 de junho de 1984, também foram lançados os modelos Commodore 16 e Commodore 116, que, nos planos da empresa, viriam em conjunto substituir os bem sucedidos Commodore VIC-20 e Commodore 64, buscando ainda competir com concorrentes abaixo dos US$ 100, como os modelos da Timex Corporation , Mattel e Texas Instruments (TI).

Criado pela CBM como um dos membros parte da sua série Commodore 264 (ou Commodore Plus/4), o Commodore 16 posicionava-se como um computador de entrada, assumindo o lugar o lugar do Commodore VIC-20 e abaixo do Commodore 64 em termos de preço e capacidades.

Sua aparência externa se assemelhava muito ao Commodore 64, mas com uma cor em tom escuro, teclado na cor cinza claro e a inclusão de uma tecla “escape”.

Internamente, contava com uma CPU MOS 7501 ou MOS 8501 (compatíveis com o MOS 6502) rodando a 1,76 MHz, memória RAM de 16KB, 32KB de memória ROM e o novo chip TED (também usado no modelo Plus/4) capaz de produzir imagens com até 121 cores .

Sua “variante”, o Commodore 116, que foi ainda menos bem-sucedido, era funcional e tecnicamente muito semelhante, mas com um gabinete de dimensões menores (parecido com o Plus/4) e um teclado de borracha tipo “chiclete”, tendo sido comercializado apenas na Europa.

Commodore 364

No mesmo evento CES do início da quele ano, em 7 de janeiro de 1984, a empresa também havia apresentado o protótipo do modelo Commodore 364, que nunca chegaria a ser lançado.

Pelo que se sabe, apenas um único exemplar foi completamente construído, que se assemelhava ao Commodore Plus/4, mas com a adição de um teclado numérico reduzido e um sintetizador de voz integrado capaz de reconhecer 230 palavras. Este exemplar está nas fotos oficiais do evento, em que o então presidente da empresa, Jack Tramiel, aparece segurando os modelos Commodore 364 e Commodore 264.

microcomputador Commodore Plus 4 7
Jack Tramiel e os modelos C264 e C364 na feira CES
Uma cópia do nosso Microdigital TK-95?
Commodore Plus/4 e Microdigital TK-95

Uma curiosidade sobre este computador é que seu design “inspirou” um dos computadores que tivemos por aqui, o Microdigital TK-95. Mas suas semelhanças são apenas estéticas. Internamente, o nosso TK-95 é um clone do britânico ZX Spectrum, como seu antecessor Microdigital TK-90X.

Commodore Plus/4 lancado 5
Um Commodore Plus/4 virtual rodando no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve algum destes computadores da Commodore?

A História da Commodore – O Commodore Plus4, Commodore 16 e Commodore 64
Um raro Commodore 364 visto por dentro