Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em novembro de 1982, a edição do Reino Unido da revista Electronics Today International lançava o kit para montagem do computador Powertran Cybernetics Cortex.

O Powertran Cybernetics Cortex tratava-se de um microcomputador de 16 bits para fins domésticos/comerciais, nascido como um projeto do tipo faça-você-mesmo na revista britânica de eletrônica Electronics Today International (ETI), cujas instruções de montagem foram distribuídas ao longo das edições de novembro de 1982 a janeiro de 1983.

Seu conceito surgiu pelas mãos dos engenheiros Tony Rowell, Jim Gill, Neil Quarmby, Colin Hinson e Ian White, do departamento de semicondutores Texas Instruments (TI) do Reino Unido, que, com um projeto super ousado em mãos, construíram o protótipo a partir de partes sucateadas de outros computadores antigos da TI, que estavam disponíveis por lá.

microcomputador Powertran Cybernetics Cortex 2
Apresentado na edição de nov/1982 da revista Electronics Today International

Mas eles tinham um problema, digamos, político-burocrático.

A empresa já tinha outros dois departamentos voltados aos minicomputadores e microcomputadores, que seguiam diretrizes rígidas de não interferirem um no mercado do outro. Cada um no seu ⬜.

Não é difícil imaginar o problema que surgiria internamente se o departamento de semicondutores, que devia estar preocupado em vender chips, surgisse com a ideia de lançar um novo computador.

Felizmente, seus superiores abraçaram a ideia, autorizando-os a seguir com o desenvolvimento, desde que o nome da TI não aparecesse. Algo do tipo: “faz aí que vou fingir que não tô vendo e, se me perguntarem, eu nego.” 😊

microcomputador Powertran Cybernetics Cortex 3
Sua placa-mãe

Tendo a liberação da empresa, propuseram então à revista ETI publicá-lo na forma de kits para montar, fabricados pela Powertran Cybernetics, que disponibilizava também uma versão já totalmente pronta.

Contava com uma CPU Texas Instruments TMS 9995 de 16bits (similar à do computador TI-99/4) rodando à velocidade de 3MHz, processador de vídeo TMS 9928 (com 16KB de memória dedicada e capacidade de gerar 16 cores), 64Kb de memória RAM, 24Kb de memória ROM (incluindo o interpretador de linguagem BASIC), além de portas externas de conexão serial, K7 e expansão.

microcomputador Powertran Cybernetics Cortex 4
O “remake” de 1984

Em 1984, ganharia ainda uma nova versão, o CORTEX II, com um novo gabinete slim e uma nova placa mãe remodelada, já incluindo todas as melhorias posteriormente publicadas na revista. As unidades de disquetes também foram realocadas, passando a unidades externas colocadas sobre o gabinete.


E você, já construiu algum dispositivo a partir de kits de montagem?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Um Powertran CORTEX visto por dentro
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *