Em 07 de janeiro de 2010, a gigante dos microprocessadores Intel lançava os primeiros modelos do microprocessador Intel Core i3.

Tratava-se da nova linha “de entrada” da família core, que contempla os modelos de menor poder de processamento, chegando para substituir os modelos Intel Core 2.

É destinada ao segmento de usuários domésticos e para uso em aplicações com baixo requisito de processamento, como navegação na internet, edição de textos e jogos de não exijam muito do hardware.

microprocessador Intel Core i3 2
Vista inferior da CPU

Em sua primeira geração, eram CPUs para uso tanto em computadores do tipo desktop quanto notebooks, contando originalmente com dois núcleos (dual core) e com uma Graphics Processing Unit (GPU) do tipo Intel HD Graphics integrada no chip.

Dispunha ainda da tecnologia Hyper-Threading (HT), introduzida no segmento desktop com o Intel Pentium 4, que simula a existência de núcleos adicionais pela execução paralela de instruções. Desta forma, para o usuário, seus dois núcleos físicos parecem funcionar como se fossem quatro núcleos “virtuais” de processamento.

Esta primeira geração contemplava, no lançamento, os modelos i3-530 (2,93 GHz) e i3-540 (3,06 GHZ), destinados ao uso em desktops e i3-330M (2,13GHz) e i3-350M (2,26GHz), de baixo consumo de energia, para computadores portáteis.

microprocessador Intel Core i3 3
As versões “mobile”

Assim como as demais linhas da Intel, a família Core i3 ganharia novas gerações ao longo dos anos, seguindo a filosofia de ciclos “tick-tock adotada pela empresa.

Nos ciclos “tick”, o novo processador recebe apenas uma melhoria em relação à geração atual. Já no “tock“, uma nova geração é introduzida. Estes ciclos duram por volta de 18 meses cada, quando então ocorre um “tick” ou um “tock”.

A família “core” conta também com as linhas Core i5, Core i7 e Core i9, estando a linha i3 posicionada em patamar inferior ao do modelo i5.

E você, quais processadores da linha Core já possuiu?

Entendendo as diferenças dos i3, i5 e i7