Alan Turing publicava artigo que definiu o modelo conceitual dos computadores em 1936

Em 12 de novembro de 1936, aos 24 anos, o britânico Alan Turing publicava artigo que definiu o modelo conceitual dos computadores que viriam no futuro.

Em seu artigo intitulado “On Computable Numbers with an Application to the Entscheidungsproblem” (Sobre Números Computáveis com uma Aplicação ao Entscheidungsproblem), o matemático britânico e cientista em diversas outras áreas Alan Mathison Turing, apresentava um modelo conceitual de Máquina Universal”, que posteriormente passaria a ser conhecida como “Máquina de Turing”.

Alan Turing publicava artigo que definiu o modelo conceitual dos computadores 3
Protótipo, construído em 2010, que simula o modelo conceitual da máquina de Turing.

Na proposição de Turing, tal máquina seria um dispositivo fictício capaz de:

• ler instruções a partir de uma entrada (como uma fita perfurada na época ou a memória do computador nos dias de hoje).
  • realizar operações conforme definidas em um “programa” (ir para outra posição, realizar uma operação matemática, etc).
  • armazenar em seguida (se necessário) o resultado em um dispositivo de saída (uma nova posição da fita ou memória, por exemplo).
  • Terminada esta operação, a máquina buscaria a próxima operação e assim sucessivamente.

Definia-se aí o conceito de “algoritmos”.

Alan Turing publicava artigo que definiu o modelo conceitual dos computadores 4
O autor

Foi a partir deste modelo que os futuros computadores digitais viriam a ser construídos, o que renderia a Turing o título de “Pai da Computação”.

Turing teria também participação decisiva no projeto britânico, durante a Segunda Guerra, de construção de um computador capaz de “quebrar” o sistema de criptografia alemão ENIGMA, relatado no filme “O Jogo da Imitação“.

O matemático morreu em 1954, aos 41 anos, envenenado por cianeto (declarado pelas autoridades como suposto suicídio), após ser processado criminalmente e condenado pelo governo britânico por ser homossexual.

Leia aqui a íntegra do artigo de Turing:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

E você, já programou algum computador?

Protótipo do dispositivo pensado por Turing