Em 08 de fevereiro de 1985, o Brasil lançava seu primeiro satélite de telecomunicações, o satélite Brasilsat I.

Reza a lenda que o projeto Brasilsat teria começado por conta de um acontecimento durante as eliminatórias para a copa de 1982.

Na época, dois jogos da seleção brasileira não puderam ser transmitidos, por falta de disponibilidade de transponder no satélite do sistema Intelsat, que a Embratel alugava sempre que necessitava realizar transmissões dessa natureza.

O resultado disso foi que tivemos de nos contentar com a transmissão apenas de áudio. ☹

Alguém importante deve ter ficado muito bravo por não ter podido assistir ao jogo. 😊

E assim, por conta do futebol, nossa paixão nacional, iniciava-se a discussão sobre a necessidade de o Brasil ter autossuficiência nas comunicações via satélite.

satélite Brasilsat I 2
O “bichano” em suas dimensões reais

Coube à estatal brasileira Embratel a missão de conduzir o processo de implantação do sistema, fechando, em agosto de 1982, a contratação da empresa canadense Spar Aerospace para a construção dos dois primeiros satélites do sistema: os Brasilsat I e II (depois rebatizados como A1 e A2).

Os equipamentos eram baseados modelo HS-376, licenciado da empresa norte-americana Hughes Space.

O primeiro deles foi lançado em 8 de fevereiro de 1985, na Guiana Francesa, utilizando-se de foguetes franceses da família Ariane, sendo posicionado aos 65° oeste.

Neste momento histórico, o Brasil se tornava independente nas comunicações via satélite, cobrindo todo território nacional com serviços de radiodifusão, dados e telefonia.

satélite Brasilsat I 3
Selo comemorativo produzido pelos Correios na época

Com o lançamento do Brasilsat II (A2), em 28 de marços do ano seguinte, o sistema teve sua cobertura ampliada, passando a ser capaz de atender também a outros países da América do Sul.

Com os dois sistemas em operação, o Brasil passou a ter capacidade de transmissão simultânea de até 12 mil ligações telefônicas, 24 programas de televisão e 28.800 linhas de telex.

Prestou nobres serviços ao país, sendo vendido em 1995, quando foi substituído pelos novos satélites da série “B”.

E você, saberia dizer quantos satélites no total o Brasil já lançou?

Cobertura ao vivo do Jornal Nacional