Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em janeiro de 1984, a britânica Logica VTS lançava seu equipamento processador de textos Logica VTS 2200 “Whirlwind”.

O Logica VTS 2200 (“Whirlwind”) foi um equipamento processador de textos da empresa britânica Logica Video Terminal Systems (Logica VTS), criado para ser o sucessor do modelo Logica VTS 100, desenvolvido para o projeto Unicom da multinacional Unilever.

O projeto Unicom (Unilever Communications) surgiria na década 70, quando a Unilever começou a ter problemas na contratação de pessoal qualificado para operar suas máquinas de datilografia.

Após diversas pesquisas, decidiram por substituir as antigas máquinas de escrever por terminais computadorizados espalhados pela empresa, que seriam conectados a computadores centrais responsáveis por consolidar os dados dos digitadores.

Com o sucesso do projeto, a empresa resolveria licenciar a tecnologia transferindo à outras empresas, como britânica Logica, o direito de comercialização da solução, que projetaria posteriormente o modelo Logica VTS-100, baseado em um microprocessador Intel.

Ele incorporava diversas melhorias em relação ao sistema Unicom original, como a capacidade programação em linguagem Assembly, representação de frações, caracteres matemáticos e científicos, mesclagem de arquivos para cartas padrão e espaçamento proporcional entre caracteres.

O modelo Logica VTS 2200 (“Whirlwind”) chegaria em 1984, com versões contando com processadores Intel 8080 ou Intel 8086, memória RAM de 64 KB, um monitor monocromático e um teclado.

O software integrado era proprietário e escrito pela própria Logica, permitindo editar, formatar e imprimir documentos de texto.

Vendido internacionalmente pela British Telecom (BT) e pela International Computers Ltd, foi um dos primeiros sistemas “processadores de texto” a alcançar uma boa qualidade de impressão e possuir uma interface de usuário amigável.

No entanto, o Logica VTS 2200 enfrentaria a concorrência devastadora do IBM PC, que oferecia maior compatibilidade e versatilidade, resultando no fim das atividades da empresa em 1986.

Antes disso, o Logica VTS 2200 seria ainda sucedido (mas sem sucesso) em 1985 pelo Logica VTS 2300 (“Kennet”), que suportava um monitor colorido e tinha como “cérebro” um processador Intel 8086, o que o permitia executar o sistema operacional MS-DOS, muito embora o equipamento fosse incompatível com o PC.


E você, conheceu de perto algum dos sistemas da Logica?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Matéria jornalística da BBC sobre a “revolução” dos processadores de texto (1979)
Edição do programa Computer Chronicles sobre processadores de texto (1983)
O que são os processadores de texto? (1975)
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *