Em janeiro de 1984, a britânica Logica VTS lançava seu equipamento processador de textos Logica VTS 2200 “Whirlwind”.

O Logica VTS 2200 (“Whirlwind”) foi um equipamento processador de textos da empresa britânica Logica Video Terminal Systems (Logica VTS), criado para ser o sucessor do modelo Logica VTS 100, desenvolvido para o projeto Unicom da multinacional Unilever.

O projeto Unicom (Unilever Communications) surgiria na década 70, quando a Unilever começou a ter problemas na contratação de pessoal qualificado para operar suas máquinas de datilografia.

Após diversas pesquisas, decidiram por substituir as antigas máquinas de escrever por terminais computadorizados espalhados pela empresa, que seriam conectados a computadores centrais responsáveis por consolidar os dados dos digitadores.

Com o sucesso do projeto, a empresa resolveria licenciar a tecnologia transferindo à outras empresas, como britânica Logica, o direito de comercialização da solução, que projetaria posteriormente o modelo Logica VTS-100, baseado em um microprocessador Intel.

Ele incorporava diversas melhorias em relação ao sistema Unicom original, como a capacidade programação em linguagem Assembly, representação de frações, caracteres matemáticos e científicos, mesclagem de arquivos para cartas padrão e espaçamento proporcional entre caracteres.

O modelo Logica VTS 2200 (“Whirlwind”) chegaria em 1984, com versões contando com processadores Intel 8080 ou Intel 8086, memória RAM de 64 KB, um monitor monocromático e um teclado.

O software integrado era proprietário e escrito pela própria Logica, permitindo editar, formatar e imprimir documentos de texto.

Vendido internacionalmente pela British Telecom (BT) e pela International Computers Ltd, foi um dos primeiros sistemas “processadores de texto” a alcançar uma boa qualidade de impressão e possuir uma interface de usuário amigável.

No entanto, o Logica VTS 2200 enfrentaria a concorrência devastadora do IBM PC, que oferecia maior compatibilidade e versatilidade, resultando no fim das atividades da empresa em 1986.

Antes disso, o Logica VTS 2200 seria ainda sucedido (mas sem sucesso) em 1985 pelo Logica VTS 2300 (“Kennet”), que suportava um monitor colorido e tinha como “cérebro” um processador Intel 8086, o que o permitia executar o sistema operacional MS-DOS, muito embora o equipamento fosse incompatível com o PC.

E você, conheceu de perto algum dos sistemas da Logica?

Matéria jornalística da BBC sobre a “revolução” dos processadores de texto (1979)
Edição do programa Computer Chronicles sobre processadores de texto (1983)
O que são os processadores de texto? (1975)