Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 25 de outubro de 1984, a fabricante de computadores Osborne estreava no universo dos PCs anunciando seu novo modelo de computador transportável, o Osborne Encore.

Fabricado pela Osborne Computer Corporation, mesma criadora do Osborne 1 (o primeiro computador portátil de sucesso), o microcomputador Osborne Encore foi uma tentativa da empresa em tentar retomar seu sucesso do passado, agora com um modelo “compatível” (ou quase) com o IBM PC, que tinha se tornado um padrão “de fato” no mercado.

Também conhecido como Osborne 3, o Osborne Encore não era uma criação da empresa, tendo seu projeto sido licenciado da californiana Vadem Inc. Pesando apenas 4,5kg, era ainda mais leve e portátil que seus irmãos, embora continuasse sendo um “monstrinho” para os padrões atuais.

microcomputador Osborne Encore 2
Vista externa, quando fechado

O computador vinha equipado com um processador de 16bits Intel 80C86 de 3,5 MHz de velocidade, memória RAM de 128KB (até 512), uma tela LCD integrada de 80 colunas e 16 linhas e resolução gráfica de até 480×128 pontos, uma unidade de disquetes de 5¼ polegadas e 360KB de capacidade cada, teclado escamoteável de 76 teclas mecanicamente ligado ao gabinete, além de conexões externas tipo serial e paralela.

Assim como ocorrera com outros modelos da época, sua tela LCD não retroiluminada tinha difícil visualização, produzindo reclamações de especialistas e usuários.

Seu teclado, contudo, possuía também um diferencial interessante. Teclas de atalho em sua parte superior acionavam funcionalidades especiais, como calculadora, emulador de terminal para acesso remoto e mapa com hora mundial e calendário.

Outra característica super elogiada foi sua capacidade de operar por meio de baterias, do mesmo modelo das utilizadas em filmadoras de vídeo na época, o que lhe conferia até 5 horas de autonomia.

microcomputador Osborne Encore 3
Placa principal

Em se tratando de um PC com processador Intel, o Osborne Encore era capaz de executar o sistema operacional MS-DOS 2.11, o que o tornava apto a rodar uma grande variedade dos aplicativos deste sistema. Sua tela de tamanho reduzido, contudo, provocava alguma incompatibilidade, especialmente nos aplicativos que se utilizavam do modo gráfico de exibição.

Tendo iniciado suas vendas no exterior sob o nome Osborne Encore, teve que ser rebatizado na terra do Tio Sam como Osborne 3, em função de questões relacionadas ao registro de marcas.

Embora com um projeto interessante, a saúde financeira da empresa e a concorrência com PCs mais “compatíveis” fariam com que o Osborne Encore não tivesse um bom resultado comercial, o que culminaria com o encerramento definitivo das atividades da empresa no início de 1986.


E você, teve algum dos modelos de computadores Osborne?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Entrevista de Adam Osborne no programa Computer Chronicles
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *