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Em 6 de novembro de 1995, a empresa 3Dfx Interactive lançava o acelerador gráfico Voodoo Graphics 3D, que marcaria uma das maiores revoluções da história dos gráficos em três dimensões para computadores pessoais.

A história do Voodoo começaria no ano anterior, quando, em 24 de agosto de 1994, Ross Smith, Gary Tarolli e Scott Sellers (ex-funcionários da já renomada empresa do ramo de computação gráfica Silicon Graphics Inc – SGI) fundavam a 3D/fx Inc, posteriormente rebatizada como 3Dfx Interactive.

Vislumbrando um futuro mercado em que a aceleração 3D para jogos de PC se tornaria indispensável, criariam a 3Dfx Interactive com o ambicioso objetivo de levar a tecnologia de aceleração 3D de alto desempenho, até então restrita a estações de trabalho profissionais e máquinas de arcade, para o mercado doméstico.

Como resultado, após o primeiro ano de trabalho da empresa, lançariam no dia de hoje seu produto de estreia, o chip 3Dfx Voodoo Graphics 3D, que mudaria pra sempre a história dos gráficos em três dimensões (3D) dos computadores pessoais.

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O modelo original Orchid Righteous 3D

Ele equiparia, nos anos seguintes, placas gráficas fabricadas por empresas parceiras como (dentre outras) Diamond Multimedia (com a linha Monster 3D), Orchid Technology e Creative Labs (aquela da famosa placa de som Sound Blaster), cabendo à Orchid o lançamento, em 07 de outubro de 1996, da primeira placa gráfica a utilizar o chip Voodoo Graphics 3D, a Righteous 3D.

Naquela altura, a 3Dfx Interactive não se propunha a produzir placas ela própria, optando por atuar exclusivamente como fornecedora de chips (OEM) para fabricantes de placas gráficas, que projetavam, produziam e comercializavam seus próprios produtos usando o chip Voodoo Graphics.

As aceleradoras com o Voodoo Graphics não eram uma placa de vídeo completa como conhecemos hoje, atuando como um acelerador 3D “dedicado”, que precisava ser conectado à placa de vídeo 2D já existente no computador por meio de um cabo pass-through. O sistema alternava então automaticamente entre os modos 2D e 3D, dependendo da aplicação, com a placa Voodoo Graphics 3D assumindo o controle sempre que um jogo compatível com o Voodoo fosse executado, oferecendo uma experiência visual muito superior ao padrão VGA da época.

Os primeiros modelos de placas tipicamente contavam com 4 MB de memória de vídeo EDO DRAM, dividida igualmente entre memória de framebuffer e memória de texturas. O acelerador 3D era notável por integrar no hardware capacidades técnicas avançadas para a época, como mapeamento de textura com amostragem de ponto (point-sampled texture mapping), Z-buffering e double buffering, sombreamento de Gouraud (Gouraud shading), correção subpixel, composição alfa (alpha compositing) e anti-aliasing.

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A bem sucedida versão Diamond Monster 3D

O verdadeiro diferencial do Voodoo Graphics 3D estava na suavidade e fluidez das imagens geradas, onde jogos como “Quake”, “Tomb Raider”, e “Need for Speed II SE” se tornariam vitrines para a tecnologia, exibindo gráficos tridimensionais suaves, com texturas realistas e efeitos de transparência e neblina até então impensáveis em PCs cm placas 2D comuns.

Para viabilizar essa nova geração de gráficos, a 3Dfx também criaria sua própria interface de programação, a Glide API, que oferecia acesso otimizado aos recursos do chip, tornando-se rapidamente um padrão entre os desenvolvedores de jogos de PC e sendo uma das chaves do estrondoso sucesso do Voodoo Graphics 3D.

A 3dfx desenvolveria o Glide para aproveitar ao máximo os recursos do seu chip, já que consideravam que as APIs existentes, como o DirectX 3.0, careciam de recursos e o OpenGL era visto como mais adequado apenas para estações de trabalho CAD/CAM de alto custo. O Glide permitia assim que os jogos tivessem gráficos 3D excepcionais, fluidos e com uma qualidade visual muito superior aos concorrentes.

A chegada do Voodoo Graphics 3D mudaria completamente a indústria, com os fabricantes de hardware e os estúdios de jogos, em pouco tempo, passando a tratar o suporte a aceleração 3D como prioridade. A popularidade do Voodoo foi tamanha que o nome “3Dfx” se tornaria “sinônimo” de desempenho gráfico, com muitos consumidores passando a identificar o termo “Voodoo” também como sinônimo de placa aceleradora 3D. 😊

chip 3dfx Voodoo Graphics 3D 4
Anúncio da época

Além do universo de PCs, seu sucesso inicial também se daria no mercado de arcades (fliperamas), tendo sido usado em jogos populares de 1996, como San Francisco Rush da Atari e Wayne Gretzky’s 3D Hockey.

A 3Dfx Interactive continuaria a inovar com o lançamento dos modelos sucessores, como o Voodoo Rush (18 de novembro de 1996 na COMDEX), Voodoo2 (1º de março de 1998), que introduziu o conceito inovador de uso de duas placas gráficas em conjunto (Scan-Line Interleave – SLI) para dobrar a performance, Voodoo Banshee (22 de julho 1998), Voodoo3 (7 de abril de 1999), Voodoo4 (13 de outubro de 2000), Voodoo5 (22 de junho de 2000), dentre outros.

Apesar de seu sucesso inicial, e da distância de anos-luz da concorrência, a 3Dfx Interactive começaria a enfrentar dificuldades a partir do final da década de 1990, com a disputa com a NVIDIA (e sua GPU GeForce), a ATI (hoje AMD) e outras fabricantes se intensificando.

O lançamento do Voodoo3 ainda manteria a empresa relevante, mas já demonstrava sinais de atraso tecnológico frente à GPU RIVA TNT2 da NVIDIA. A situação se agravaria com os projetos seguintes, como os Voodoo4 e Voodoo5, que, embora inovadores no uso de múltiplos chips gráficos, chegaram ao mercado tardiamente e com custos elevados.

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A possibilidade de conexão de duas placas do Voodoo2

O declínio da 3Dfx Interactive começaria com a Voodoo5 que chegaria tarde ao mercado e com um preço elevado, num momento de crescentes dificuldades financeiras para a empresa. Embora poderoso e representando o ápice da série, com suporte a resoluções mais altas e uma arquitetura avançada que suportava cores de 32 bits, o novo modelo Voodoo5 não foi suficiente para competir com a agilidade e as inovações da NVIDIA.

Enfrentando grandes problemas administrativos e financeiros, a 3Dfx Interactive acabaria sendo adquirida pela NVIDIA em 15 de dezembro de 2000, pondo fim à marca e à linha de produtos Voodoo, mas deixando como herança a cultura de “upgrades” gráficos nos computadores que permanece até a atualidade.


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Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Comparando a diferença de jogos usando a Voodoo Graphics
Testando o modelo da Diamond
Reparando e testando o modelo original da Orchid
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


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