Em 25 de julho de 1983, a empresa gaúcha Codimex lançava o primeiro clone brasileiro do TRS-80 Color Computer, o Codimex cd-6809.

A Codimex Importação, Exportação e Indústria de Computadores LTDA, foi uma empresa gaúcha, fundada em 1982 por Luiz Antônio Lopes Neto e Sílvio de Azevedo Neto, na cidade de Porto Alegre, tendo originalmente como ramos de atividade o “comércio, distribuição, representação e exportação de artigos do vestuário, alimentação, tecnologia, material de construção e o que mais convier”, conforme descrevia de seu primeiro contrato social.

Uma empresa, digamos, “eclética”. 😊

microcomputador Codimex cd-6809 3
Tela inicial, com a aparência típica dos CoCo

Aproveitando-se do momento histórico brasileiro que ficaria conhecido como reserva de mercado, várias empresas adotariam a estratégia de criar ”clones” de computadores estrangeiros de sucesso, o que dava grande vantagem tanto para os fabricantes, que não gastavam energia produzindo softwares próprios, quanto para usuários, que se aproveitavam da gigantesca biblioteca já existente.

Pegando carona no sucesso do modelo TRS-80 Color Computer (CoCo), lançado em setembro de 1980 na terra do Tio Sam pela Tandy RadioShack, a Codimex decidiria apostar suas fichas produzindo seu próprio clone deste equipamento, que viria a ser o primeiro deles aqui pelas terras brazucas. Essa é ainda uma disputa controversa, pois os representantes da empresa LZ Computadores, fabricante do computador Color 64 (também um clone do CoCo), juram de pé junto ser deles esta primeira posição no podium dos pioneiros.

microcomputador Codimex cd-6809 2
Uma das versões de sua placa principal

Nascia assim o Codimex cd-6809, um computador doméstico de 8 bits que contava com o microprocessador Motorola 6809E de 0,895MHz de velocidade, memória RAM de 16KB (até 64KB), memória ROM de 16KB (com interpretador BASIC residente), teclado tipo profissional de 53 teclas, processador de vídeo Motorola MC6847 (capaz de exibir 9 cores e resolução de até 256×192 pontos), além de portas externas para expansão/cartuchos (compatível com cartuchos nacionais ou estrangeiros), TV, gravador K7, comunicação serial, alimentação e joysticks.

Curiosamente, o Codimex cd-6809 dispunha, em sua parte traseira (próximo ao botão de RESET), de uma chave que acionava o modo de “vídeo reverso”, que exibia caracteres verdes sobre em um fundo preto.

microcomputador Codimex cd-6809 4
Anúncios da época

Vale destacar a “grande semelhança” da placa-mãe do Codimex cd-6809 com a do TRS-80 Color Computer. Obviamente, um exemplar do CoCo original foi adquirido pela Codimex para “inspirar” o desenvolvimento do projeto brasileiro. História comum entre os clones brasileiros da década de 80.

Mas a chegada do modelo Prológica CP-400 em dezembro de 1984, também “compatível” com o TRS-80 Color Computer, acompanhada de uma campanha de marketing massiva e de preços mais competitivos, não traria bons ventos para a Codimex.

Sem condições de suportar a forte concorrência da Prológica, a Codimex encerraria a produção do seu computador pouco tempo depois, o que ocorreria também com os demais fabricantes como o LZ/Novo Tempo Color 64, o Dynacom MX-1600 e o pouco conhecido Engetécnica/Varix VC50.

Ainda assim, cerca de 380 unidades do Codimex cd-6809 chegariam a ser produzidas na fábrica de Porto Alegre, colocando a Codimex no hall da fama da história da tecnologia brasileira.

microcomputador Codimex cd-6809 5
Um Codimex cd-6809 virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve um dos exemplares do Codimex cd-6809?

Um Codimex cd-6809 em funcionamento
Uma das raras unidades de disco do Codimex cd-6809