O microcomputador Data General One Portable Computer DG-1 de 1984

Em 20 de setembro de 1984, a estadunidense Data General Corporation lançava o microcomputador Data General One DG-1, um dos primeiros laptops “verdadeiramente” portáteis.

Fundada em 1968 por um grupo de insatisfeitos ex-funcionários da empresa Digital Equipment Corporation (DEC), a Data General Corporation iniciou suas atividades produzindo minicomputadores para competir com a DEC, tendo com o primeiro modelo o Data General Nova, concorrente do DEC PDP-8.

microcomputador Data General One Portable Computer DG-1 2
Detalhes da aparência externa

Mas nos anos 80, buscando deixar de ser uma empresa conhecida só por seus “minicomputadores”, tentou surfar a onda dos PCs compatíveis portáteis (iniciada em 1982 com o Compaq Portable), lançando no dia de hoje o Data General One (DG-1), trazendo uma combinação inédita de portabilidade e funcionalidade, características que o destacariam entre os concorrentes da época.

Pesando “meros” 4,1 kg (o que fazia dele um dos primeiros laptops “de fato” portáteis) e medindo 35x30x7cm, contava com um microprocessador CMOS de baixo consumo de energia 80C88 de 4 MHz de velocidade, 128KB de  memória RAM (expansível a 512KB), até duas “modernas” unidades de disquetes de 3½” de 720KB de capacidade (uma inovação para a época, onde as unidades de 5¼” ainda dominavam), tela LCD monocromática de 11” (a maior de sua categoria, capaz de exibir 80×25 caracteres ou gráficos CGA completos com resolução de 640×256 pontos, mas sem ajuste de posição), teclado completo de 79 teclas, uma inédita bateria interna que prometia 8h de operação, além de conexões externas tipo serial, impressora (também serial) e expansão.

microcomputador Data General One Portable Computer DG-1 3
Painel traseiro, normalmente oculto por uma tampa móvel

A empresa ainda prometia lançar uma unidade de expansão externa, no formato de um pequeno computador de mesa, que incluirá cinco slots de expansão com IBM e uma unidade de disquete externa de 5 ¼”, que possibilitará o uso das mesmas placas de expansão usadas nos PCs tipo desktop.

Em relação ao seu software, o Data General One Portable DG-1 vinha acompanhado de uma versão personalizada do sistema operacional MS-DOS 2.1, que já contava com suporte aos novos disquetes de 720KB, o que era surpreendente, dado que o MS-DOS só passaria oficialmente a suportar o formato em sua versão 3.

microcomputador Data General One Portable Computer DG-1 4
Vista interna

Ele ainda dispunha de quatro programas utilitários gravados em uma memória ROM interna. O primeiro deles um programa de emulação de terminal, que permite a configuração do portátil como um terminal padrão ou como uma emulação de um terminal Data General Dasher.

Outro dos aplicativos embutidos era o “Notebook”, um processador de texto simples, que podia ser usado em conjunto com o modem para enviar e receber arquivos, ou como um bloco de notas rápido, capaz de armazenar até 500 linhas de texto direto na memória RAM.

microcomputador Data General One Portable Computer DG-1 5
Alguns dos seus acessórios

O conjunto de aplicativos se completava com o “Setup” (para configuração de parâmetros de inicialização do computador e do relógio interno) e um conjunto de funções de diagnóstico estendidas (que testam a memória e as unidades de disco).

Nos anos seguintes, a empresa lançaria novos modelos, o Data General One model 2 (outubro de 1985) e o Data General One model 2T (maio de 1987), que incorporariam algumas novidades, como: tela LCD de melhor contraste com posição ajustável, tela eletroluminescente, disco rígido interno e processador mais veloz.

microcomputador Data General One Portable Computer DG-1 6
A estilosa maleta de transporte, projetada por Pierre Cardin

Anunciado como sendo “O primeiro computador capaz de caber dentro do IBM PC”, embora trouxesse uma inovadora proposta, o Data General One Portable DG-1 obteve um sucesso modesto de mercado.

Isso se deveu em grande parte à “ousadia” da opção pelas unidades de disquetes de 3½”, ainda uma novidade na época e com poucas opções de softwares disponíveis neste formato.

Além da tela de baixo contraste e difícil visualização, também seu preço inicial de US$ 2.895 (por volta de US$ 8.500 atualmente) foi considerado salgado para a maioria dos potenciais clientes. A situação piorava em função da necessidade de muitos usuários de adquirirem uma unidade de disquete externa de 5¼” (para compartilhar dados com seu PC de mesa), ampliar sua memória RAM (a fim de rodarem aplicações mais exigentes) e de instalar o modem interno (opcional) para realizar acesso remoto.

microcomputador Data General One Portable Computer DG-1 7
Anúncio da época

Mesmo com todos os esforços da empresa em emplacar o bichano (um computador à frente do seu tempo), a Data General descontinuaria a linha em 1991, colocando mais uma plaquinha no hall da fama dos computadores incríveis, mas que nunca fizeram sucesso.

E você, conheceu algum dos modelos de microcomputadores da Data General?

Comercial de TV do Data General One
Review do Data General One Model 2T