O videogame Nintendo Game Boy Micro de 2005

Em 13 de setembro de 2005, a japonesa Nintendo lançava o console portátil Nintendo Game Boy Micro, último representante da lendária linha Game Boy.
Último console da família de portáteis Nintendo Game Boy, iniciada em 1989 com o portátil original criado por Gunpei Yokoi, o novo portátil de 6ª geração Nintendo Game Boy Micro, diferentemente de seus antecessores, buscava ser um console extremamente compacto, estiloso e voltado para quem queria jogar em qualquer lugar com praticidade.
Com um design que chamava atenção, tinha apenas 10 centímetros de largura, 5 centímetros de altura, 1,7 centímetros de espessura e 80 gramas de peso, sendo menor que muitos telefones celulares da época, o que o permitia caber facilmente no bolso da calça, reforçando a ideia de portabilidade que sempre esteve no coração da Nintendo.

Mas apesar de pequeno, o Nintendo Game Boy Micro não sacrificava a qualidade da imagem, trazendo uma tela retroiluminada tipo LCD TFT de 2 polegadas (5,1 cm) e resolução de 240×160 pontos, mais nítida e brilhante que seus antecessores, e que ainda podia ser ajustada para cinco níveis de brilho diferentes, conforme a preferência do jogador.
Revelado ao público meses antes, na feira de games E3 (Electronic Entertainment Expo) ocorrida em 19 de maio de 2005, o console contava internamente com uma CPU de 32 bits ARM7TDMI rodando a 16,8 MHz, memória RAM de 288KB, memória de vídeo dedicada de 98KB, além de conexões externas para cartucho e fone de ouvido com áudio estéreo.
Outro detalhe marcante era a possibilidade de trocar a parte frontal do console por “faceplates” intercambiáveis, algo que a Nintendo divulgou como uma forma de personalização, em sintonia com a moda dos celulares customizáveis da época.

Sua bateria interna recarregável de íon de lítio prometia cerca de 5 horas de jogo, com brilho máximo, ou até 8 horas, com o brilho padrão, levando cerca de 3 horas para ser totalmente recarregada.
Numa decisão da empresa em simplificar o design e reduzir o tamanho do aparelho, o Nintendo Game Boy Micro aceitava apenas cartuchos Game Boy Advance (com sua vasta biblioteca de mais de 700 jogos), não sendo retrocompatível com os jogos do Game Boy e Game Boy Color.
Mas em função do seu lançamento ter ocorrido em um momento de mudança de paradigma nos jogos portáteis da Nintendo, o Nintendo Game Boy Micro teve um ciclo de vida relativamente curto. Isso porque o portátil chegou ao mercado poucos tempo depois do megassucesso Nintendo DS, lançado em 2004, com sua tecnologia de tela dupla, tela sensível ao toque e conectividade sem fio. tornando-se rapidamente o foco da empresa e do público.

Assim, apesar de sua proposta inovação em design, as vendas do Game Boy Micro foram modestas, estimando-se que cerca de 2,5 milhões de unidades tenham sido comercializadas em todo o mundo, um número baixo quando comparado aos mais de 80 milhões de unidades do Game Boy Advance em suas diferentes versões.
Além do lançamento oficial no Japão no dia de hoje, o Nintendo Game Boy Micro chegaria à América do Norte em 19 de setembro de 2005, à China em 1º de outubro de 2005, à Austrália em 3 de novembro de 2005 e, por fim, à Europa em 4 de novembro de 2005.
O Nintendo Game Boy Micro foi definitivamente descontinuado em 9 de dezembro de 2009, encerrando também a história da marca “Game Boy”, que durante quase duas décadas dominou o mercado de consoles portáteis.
E você, teme algum exemplar do Nintendo Game Boy Micro?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O videogame Nintendo Game Boy GB de 1989
- O videogame Nintendo Game Boy Advance GBA de 2001
- O videogame Nintendo Game Boy Advance SP de 2003
- O videogame Nintendo DS de 2004
- O videogame Nintendo Virtual Boy de 1995
- O primeiro Nintendo Game & Watch Ball de 1980
- A fundação da Nintendo em 1889
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!














