O Apple DuoDisk de 1984

Em 1º de maio de 1984, a norte-americana Apple Computer lançava seu novo modelo de unidade de disco, o Apple DuoDisk.
Desenvolvido originalmente pela Apple Computer para uso com os computadores da linha Apple II, o Apple DuoDisk tratava-se de um dispositivo de armazenamento externo que integrava, lado a lado no mesmo gabinete, duas unidades de disquete de 5 ¼“.

Posicionada graciosamente entre o gabinete e o monitor, o que lhe dava um visual integrado, a unidade permitia aos usuários dobrar a capacidade de armazenamento disponível em comparação com a tradicional unidade Disk II, proporcionando maior eficiência e conveniência.

Surgiu da necessidade percebida pela Apple de “evoluir” o antigo sistema Disk II, aprimorando o mecanismo de leitura e acabando de vez com o problema de “queima” da unidade ao plugar o conector de forma errada na placa controladora de discos, espetada no slot interno do computador.
Isso foi resolvido criando-se uma nova placa controladora de discos, que agora se conectava à unidade Apple DuoDisk por um único cabo (com um conector tipo DB-25 nas pontas), tornando o sistema à prova de “desatentos”.

Com um preço de $795 na data de seu lançamento, apesar de relativamente “salgado”, o Apple DuoDisk custava mais barato que adquirir duas unidades distintas do antigo sistema Disk II, o que era um enorme “incentivo”, fazendo dele uma escolha popular entre os usuários da plataforma.
O Apple UniDisk
Um ano após o lançamento do modelo DuoDisk, a Apple traria em junho de 1985 uma versão “single” da nova unidade externa de disco, o Apple UniDisk (modelo A9M0104).
Projetado com as mesmas características estéticas da versão “dupla”, a nova unidade externa UniDisk suportava os mesmos modelos disquetes de 5 ¼”, mantendo a mesma capacidade individual de armazenamento.

Possuía, contudo, o diferencial de permitir a conexão “em cascata” de unidades de disco, com a segunda conectada à parte traseira da primeira, de forma a criar uma cadeia, eliminando a exigência de se dispor de duas portas livres na interface de disco do computador.
Três meses depois, em setembro de 1985, era a vez da versão UniDisk 3.5 desembarcar, agora com uma unidade de disquetes de 3 ½” de 800kb integrada.

Com um projeto de hardware engenhoso, a unidade modificava o funcionamento dos drives de disco Sony utilizados pelo sistema, variando sua velocidade de rotação de acordo com a trilha que estava sendo lida/gravada. Isto permitiu gravar mais dados em um mesmo disquete, ampliando a capacidade de armazenamento dos originais 720kb para 800kb.
Com o lançamento do UniDisk 3.5, o modelo original passaria a ser denominado UniDisk 5.25, para diferenciá-los.
E você, teve uma unidade Apple DuoDisk ou similar?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O microcomputador Apple II de 1977
- A fundação da Apple Computer Company em 1976
- O microcomputador Apple IIe de 1983
- O microcomputador Apple IIe Platinum de 1987
- O microcomputador Apple IIGS de 1986
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!














