Em 12 de janeiro de 1992, nos laboratórios norte-americanos da HAL (Illinois), entrava em operação o computador HAL-9000, um dos mais poderosos supercomputadores com recursos de Inteligência Artificial.

Estamos falando aqui, claro, do computador fictício que é personagem do livro 2001: Uma Odisseia no Espaço” (de Arthur C. Clarke), publicado em 1968, bem como do filme lançado no mesmo ano.

Na história, o computador HAL, batizado pelas iniciais da expressão “Heuristically programmed ALgorithmic computer”, é um sistema avançado de inteligência artificial com recursos de fala em linguagem natural, reconhecimento de voz e facial, leitura labial, interpretação e expressão de emoções (dentre outras habilidades), que é responsável por toda a operação da espaçonave Discovery One, pano de fundo história.

Os tripulantes da espaçonave, ao perceberem um mal funcionamento de HAL, decidem desligá-lo, o que é interpretado pela inteligência artificial como uma ameaça.

computador HAL-9000 2
O livro homônimo no qual o filme se baseia

Decidido a se proteger para preservar os objetivos da missão para a qual foi programado, HAL começa a matar os tripulantes, ponto a partir do qual a trama se desenrola.

Um dos folclores por traz do nome HAL é que ele teria sido concebido a partir da sigla da empresa IBM, dado que as letras H, A e L são exatamente as anteriores à I, B e M no alfabeto. Clark nega veementemente esta versão.

Outra questão diz respeito ao “ano” da entrada em operação de HAL: embora no filme tenha sido mencionado 1992, no livro o ano ficou registrado como 1997.

computador HAL-9000 3
Impedido de escutar, HAL-9000 faz leitura labial da conversa entre os tripulantes que pretendiam desliga-lo.

Numa das cenas do filme, na qual o tripulante finalmente consegue ter acesso aos seu módulos computacionais para iniciar seu desligamento, HAL se oferece para cantar uma música. Trata-se da antiga canção “Daisy Bell”, utilizada no primeiro experimento da história de voz sintetizada, realizada em um computador IBM 704 (veja vídeo abaixo). Também no IBM 704 foi criado o primeiro software musical, o MUSIC-N.

Fato é que, embora a imagem da aterrorizante “camerazinha vermelha” tenha marcado a história desse épico filme/livro, até a presente data ainda não dispomos de um sistema superinteligente capaz de desempenhar funções como as descritas no filme.

E você, acha que sistemas avançados de Inteligência Artificial virão a nos trazer problemas no futuro?

Cena em que HAL, incapaz de ouvir a conversa dos astronautas, faz leitura labial
O IBM 704 canta “Daisy Bell”
Cena de HAL cantando “Daisy Bell”