O microcomputador Franklin Ace 1200 de 1983
Em 21 de janeiro de 1983, a empresa Franklin Computer Corporation apresentava ao público o microcomputador Franklin Ace 1200.
A Franklin Computer Corporation, fundada dois anos antes em New Jersey/EUA, foi uma fabricante de computadores norte-americana que se especializou, digamos, em produzir “clones” do Apple II.
Viu? Fazer clones de computadores nos anos 80 não era uma tecnologia só dominada por nós brasileiros. Eles também conseguiram chegar nesse avançado nível de desenvolvimento! 😂 Devem ter feito engenharia reversa da nossa engenharia reversa!
Depois da estreia em 1982, com os modelos Franklin Ace 100, baseado no Apple II original e o Franklin Ace 1000, no Apple II+, chegavam agora com uma nova opção “recheada” de recursos.
Apresentado durante a feira CP/M Show ’83 daquele ano (organizada pela Digital Research), o Franklin Ace 1200 foi desenvolvido durante o hiato entre o lançamento das versões originais do Apple II+ e o Apple IIe.
Tratava-se de uma atualização do Franklin Ace 1000, mantendo a compatibilidade com o Apple II, mas que agora dispunha de um microprocessador Zilog Z-80 integrado, que permitia rodar o desejado sistema operacional CP/M.
Contava com o já conhecido microprocessador MOS 6502 rodando a 1 MHz de velocidade, 48 KB de memória RAM, 16 KB de memória ROM, um teclado capaz de trabalhar também com letras minúsculas e que incluía teclado numérico lateral e duas unidades de disquete de 5 ¼” integradas.
Como principal diferencial, vinha com quatro placas de expansão de fábrica: controladora de drives de disquete, vídeo de 80 colunas, CPU Z80 (SoftCard) com 64KB de memória dedicada e portas serial/paralela.
Alguns meses depois do seu lançamento, em agosto, a Franklin Computer Corporation perderia o processo judicial movido pela Apple Computer no ano anterior, que os acusava de terem copiado as rotinas da ROM do Apple II. Mesmo com a derrota, conseguiram continuar comercializando os computadores, suportados por uma decisão liminar.
As disputas legais com a Apple fariam com que a empresa deixasse completamente o mercado de computadores dois anos depois.
No mesmo evento, foram apresentados também o NCR Decision Mate V e o TRS-80 model 12.
Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!
E você, teve algum dos clones do Apple II?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O computador Franklin Ace 2000 de 1985
- O microcomputador Apple II de 1977
- O microprocessador Zilog Z-80 de 1976
- O microcomputador Apple IIe de 1983
- O microcomputador NCR Decision Mate V de 1983
- O microcomputador TRS-80 modelo 12 de 1983
- O sistema operacional Digital Research CP/M de 1974
- A Apple processa a Microsoft em 1988
- A Microsoft SoftCard de 1980
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: