Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 4 de dezembro de 1974, Donald Sherman realizava o primeiro pedido de pizza via computador da história.

Mas se engana quem pensou que a operação se realizou através da precursora da Internet, a ARPANET, ou por um microcomputador conectado a algum sistema online usando um modem e uma linha telefônica.

O pedido foi feito como todos faziam na época: falando ao telefone.

A façanha foi realizada por Donald Sherman, um cidadão acometido da Síndrome de Moebius, uma condição neurológica rara que produz uma paralisia facial que dificulta seu portador de realizar ações como a de falar.

Até este dia, Sherman nunca havia pedido uma pizza por telefone…

primeiro pedido de pizza via computador 2
O terminal de computador usado no experimento

A operação inédita se deu com a ajuda de um grupo de cientistas do Laboratório de Linguagem Artificial da Universidade Estadual de Michigan, liderados por John Bryson Eulenberg, então diretor do laboratório.

Projetado pelo próprio Eulenberg em conjunto com Jerome J. J.” Jackson, o sistema por traz da operação utilizava um sistema de síntese de voz da empresa Votrax International, que ligado à um computador de grande porte da empresa Control Data Corporation, modelo CDC 6500, realizou a mágica de converter textos escritos em fala.

Por meio do sistema (rudimentar pelos padrões de hoje, mas que representava o estado da arte na época), Sherman conseguiu formular frases que o computador transformava em fala sintética em tempo real, permitindo que ele realizasse uma ligação telefônica e pedisse uma pizza.

Na primeira tentativa, para uma das lojas da Domino´s Pizza, o atendente impaciente (típico das grandes redes) estranhou a voz robotizada e a demora nas respostas, desligando a chamada. Deve ter achado que era trote. Deixou de entrar para a história. 😊

primeiro pedido de pizza via computador 3
O sintetizador de voz conectado ao telefone

Algumas tentativas depois, e mudando a abordagem, explicando ao atendente que ele tinha dificuldades em se comunicar e que demoraria um pouco a formular as respostas, obteria sucesso na Pizzaria Mr. Mikes.

O pedido chegaria 45min depois, uma pizza grande de pepperoni, cogumelos, presunto e salsicha. Hein?!?! 🤢

A escolha de algo aparentemente simples, como pedir uma pizza, foi proposital. Eulenberg queria demonstrar que a tecnologia não era apenas para fins acadêmicos ou clínicos, mas também para atividades cotidianas, destacando a possibilidade de pessoas com deficiências severas interagirem com o mundo ao seu redor através da tecnologia.

Demonstrou também que a tecnologia de reconhecimento de fala e sintetização de voz poderia não apenas complementar, mas transformar vidas, proporcionando autonomia (e inclusão social) para indivíduos que enfrentavam limitações físicas e comunicativas, auxiliando-os a se comunicarem e realizarem tarefas diárias de forma independente.

primeiro pedido de pizza via computador 4
Exemplar do computador CDC 6500

Muito embora o processo da época fosse lento, ele abriria portas para o desenvolvimento de tecnologias assistivas mais avançadas, incluindo os modernos dispositivos de comunicação alternativa que utilizam inteligência artificial.

Em 1982, em um evento comemorativo ao feito, a Domino´s Pizza forneceu gratuitamente uma grande quantidade de pizzas a todos os convidados. O evento se repetiria nos anos seguintes, sempre com pizzas da Domino’s. Talvez tentando se redimir… 😉


E você, lembra quando foi a primeira vez que interagiu com algum sistema de voz sintética? Como foi a experiência?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Registro em vídeo do histórico experimento de 1974
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *