Em 19 de julho de 1983, os pesquisadores Michael W. Vannier, Jeffrey L. Marsh e James O. Warren, anunciavam a primeira tomografia computadorizada em 3D de um crânio humano da história.

A tomografia computadorizada (TC) é uma técnica de diagnóstico por imagem que se utiliza de raios-X para criar imagens transversais (cortes/fatias) de partes internas do corpo humano.

Nesta data Michael W. Vannier (do Mallinckrodt Institute of Radiology de St. Louis/EUA) e seus colegas Jeffrey L. Marsh (do Cleft Palate and Craniofacial Deformities Institute do St. Louis Children’s Hospital) e James O. Warren (da norte-americana McDonnell Aircraft Company) publicaram trabalho sobre a primeira reconstrução tridimensional feita a partir de imagens individuais de TC de uma cabeça humana.

A metodologia de reconstrução 3D desenvolvida pela equipe de Vannier teve por base técnicas de projeto auxiliado por computador (CAD) de aeronaves, adaptadas para tornar possível a criação de uma imagem craniana.

Ela envolvia a utilização de várias fatias de imagens tomográficas que, a partir da aplicação de algoritmos computacionais complexos, era capaz de reconstruir a forma tridimensional dos órgãos e estruturas anatômicas.

primeira tomografia computadorizada em 3D 2
Primeira página do histórico trabalho

Isso proporcionou aos médicos uma visão mais clara e detalhada das estruturas internas do corpo, permitindo uma melhor compreensão da anatomia do paciente através da exploração dessas estruturas em diferentes ângulos, auxiliando no diagnóstico e no desenvolvimento de tratamentos.

Possibilitou também um melhor planejamento cirúrgico, com simulações pré-operatórias das condições médicas e uma abordagem mais precisa dos procedimentos.

Desde então, a tecnologia de reconstrução 3D tem sido amplamente utilizada em diversas especialidades médicas, como radiologia, cirurgia, odontologia, ortopedia, cardiologia, entre muitas outras.

A capacidade de visualizar as estruturas tridimensionais do corpo revolucionou a medicina, abrindo caminho para uma série de avanços subsequentes na área de imagiologia médica, tornando-se uma ferramenta essencial no auxílio ao diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de enfermidades.

Para conhecer ou relembrar:

A Íntegra deste histórico artigo está disponível aqui neste endereço.

E você, em que outras áreas da ciência a geração de imagens 3D foi revolucionária na sua opinião?

Criando reconstruções 3D a partir de Tomografias Computadorizadas