A primeira tomografia computadorizada em 3D de 1983
Em 19 de julho de 1983, os pesquisadores Michael W. Vannier, Jeffrey L. Marsh e James O. Warren, anunciavam a primeira tomografia computadorizada em 3D de um crânio humano da história.
A tomografia computadorizada (TC) é uma técnica de diagnóstico por imagem que se utiliza de raios-X para criar imagens transversais (cortes/fatias) de partes internas do corpo humano.
Nesta data Michael W. Vannier (do Mallinckrodt Institute of Radiology de St. Louis/EUA) e seus colegas Jeffrey L. Marsh (do Cleft Palate and Craniofacial Deformities Institute do St. Louis Children’s Hospital) e James O. Warren (da norte-americana McDonnell Aircraft Company) publicaram trabalho sobre a primeira reconstrução tridimensional feita a partir de imagens individuais de TC de uma cabeça humana.
A metodologia de reconstrução 3D desenvolvida pela equipe de Vannier teve por base técnicas de projeto auxiliado por computador (CAD) de aeronaves, adaptadas para tornar possível a criação de uma imagem craniana.
Ela envolvia a utilização de várias fatias de imagens tomográficas que, a partir da aplicação de algoritmos computacionais complexos, era capaz de reconstruir a forma tridimensional dos órgãos e estruturas anatômicas.
Isso proporcionou aos médicos uma visão mais clara e detalhada das estruturas internas do corpo, permitindo uma melhor compreensão da anatomia do paciente através da exploração dessas estruturas em diferentes ângulos, auxiliando no diagnóstico e no desenvolvimento de tratamentos.
Possibilitou também um melhor planejamento cirúrgico, com simulações pré-operatórias das condições médicas e uma abordagem mais precisa dos procedimentos.
Desde então, a tecnologia de reconstrução 3D tem sido amplamente utilizada em diversas especialidades médicas, como radiologia, cirurgia, odontologia, ortopedia, cardiologia, entre muitas outras.
A capacidade de visualizar as estruturas tridimensionais do corpo revolucionou a medicina, abrindo caminho para uma série de avanços subsequentes na área de imagiologia médica, tornando-se uma ferramenta essencial no auxílio ao diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de enfermidades.
Para conhecer ou relembrar:
A Íntegra deste histórico artigo está disponível aqui neste endereço.
E você, em que outras áreas da ciência a geração de imagens 3D foi revolucionária na sua opinião?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- Sketchpad – primeira interface gráfica avançada de usuário de 1963
- A primeira conferência Internacional da World-Wide Web de 1994
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: